Senai forma as primeiras turmas com a Liga SP

Carnaval 2019

14/12/2018  

Formandos dos cursos de Soldagem, Costura, Corte e Modelagem do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-SP) participaram de solenidade nesta quinta-feira (13), em São Paulo, no Auditório da Escola Senai Francisco Matarazzo.

O grupo, formado por 71 concluintes, recebeu capacitação gratuita do Senai-SP por meio do Programa Comunitário de Formação Profissional com a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo.

Considerando um dos projetos mais importantes de sua gestão, o presidente da Liga SP, Paulo Sergio Ferreira, declara que o grande objetivo dos cursos é transformar vidas. “A oportunidade de dar ao ser humano a chance de mudar, de melhorar e até de transformar a sua vida é um grande feito, e é isso que essa parceria tem proporcionado. Estou prestes a completar 50 anos, e me lembro que na minha adolescência, meu sonho era estudar no Senai-SP, queria fazer o curso de torneiro mecânico, a vida se encarregou de me levar para outros caminhos, mas a minha memória afetiva não me deixa esquecer o quanto os cursos dessa instituição já eram respeitados e já faziam parte dos desejos dos jovens da minha geração”, relembra.

Para a Professora de Costura, Joice Parra, que também foi a paraninfa das turmas, esse momento ficará marcado no seu currículo de docente. “É uma emoção muito grande, lecionar para esses alunos foi um presente para mim, mas para eles foi um presente muito maior, a realização de um sonho, de um projeto que pode mudar a vida deles. Quem sai vitoriosa hoje sou eu, essas turmas se transformaram no meu grande presente desse ano”, se emociona.

Representando o presidente da FIESP e do CIESP, do Sesi e Senai e do Sebrae-SP, Paulo Skaf, o Gerente de Assistência à empresa e à Comunidade do Senai-SP, Celso Taborda reiterou o quanto a educação pode ser transformadora na vida de uma pessoa.
“A Educação é a porta de entrada das oportunidades, por meio dela nós conseguimos um trabalho, geramos renda e temos a oportunidade de empreender, então, o conselho que deixo aqui é não deixem de se qualificar, se especializar, se aperfeiçoando, e podem contar com o Senai SP para isso. Seguimos dando passos largos, sem esquecer que o Carnaval gera a transformação social e muitos empregos”, complementa.

Conquistando três diplomas Corte, Costura e Modelagem, Isabel Cristina que integra a comunidade da Barroca Zona Sul, resumiu o que significa essa conquista em sua vida. “A alegria em finalizar esses três cursos é indescritível. Me aguardem, em 2019 a intenção é criar um espaço onde irei costurar para a minha escola e por que não realizar outros trabalhos paralelos”, comemora.

Grande responsável pela ponte entre a Liga SP e a Fiesp, Senai-SP e Sebrae, a coordenadora do projeto, Lucia Helena da Silva demostrou toda sua gratidão em conduzir esse projeto que ganha novos braços em 2019. “Estou extremamente grata pela oportunidade de conduzir um projeto tão nobre. O sucesso deste primeiro ciclo de formandos, foi comprovado pela presença das famílias na formatura e suas expressões de orgulho, pela reação de felicidade dos alunos, com a autoestima elevada ao receberem seus certificados. São vidas transformadas para melhor, ganha o Carnaval e ganha a sociedade em geral. É a Liga SP cumprindo o seu papel social! Parabéns ao Presidente Serginho, aos formados e a toda equipe do SENAI. E fica o aviso: isto foi só o começo, para 2019, faremos muito mais, é só aguardar”!

A parceria entre as entidades foi assinada em junho deste ano e prevê a capacitação de integrantes de qualquer comunidade das 34 agremiações filiadas à Liga SP. Os cursos foram ministrados na Escola Móvel de Soldagem do Senai-SP e na oficina de Modelagem, Corte e Costura que foi montada na Fábrica do Samba 2.

O convênio entre Senai-SP e Liga SP tem como objetivo a capacitação da mão de obra no Carnaval paulista e profissionalizar o processo criativo. Com isso, os trabalhadores envolvidos melhoram sua empregabilidade e podem desenvolver sua ocupação nos meses em que não estão trabalhando no Carnaval. Aguardem em 2019, teremos muitas novidades e novos cursos.

Top