Sem álcool, mas vai ter festa no Catar

Copa do Mundo FIFA Catar 2022

19/11/2022  

Sem álcool, mas vai ter festa no Catar

 

Não tem como negar que algumas restrições assustaram muitas pessoas, mas a festança está nas ruas

 

Aquela grande confraternização entre todos os povos que tanto estamos acostumados já é uma realidade neste país de hábitos tão únicos e distintos do ocidente.

O Catar abriu suas portas para o mundo e a partir daí o resultado é aquele que já conhecemos, alegria, sorrisos, lágrimas e muita emoção, assim é o dia a dia de uma Copa do Mundo e hoje, horas antes do início da bola rolar pela primeira vez, nos deparamos com essa atmosfera no bege e sério Catar.

Andei pela orla de Doha e desde famílias passeando até grupos com cânticos de seus países e todos com o sorriso estampado em seus rostos.

A FIFA Fan Fest, espaço tradicional nos mundiais recebeu artistas que levantaram o público com o "Tukoh Taka", música tema da competição.

De cara ao me dirigir no setor de credenciamento conheci Guilherme, um paulistano que vive a satisfação de estar trabalhando em sua primeira Copa do Mundo. Ele presta serviço para a FIFA e comentou que tudo é muito intenso e cansativo, porém bastante prazeroso.

Ao entrar no evento confesso que me assustei com o que vi. Nada de anormal, muita gente dançando, pessoas se abraçando e algumas inclusive se beijando. Evidente que não era algo nos formatos das raves que vemos no Brasil, mas muito mais liberdade em relação ao que imaginava encontrar em um evento realizado neste país de cultura tão rigorosa em relação a relacionamentos.

Já era noite e por conta do show de um dj local que rolava no palco a iluminação era quase zero e a bagunça era grande, inclusive com algumas pessoas aparentando estarem um pouco fora de si, o que me chamou a atenção, já que a cerveja comercializada no local é sem nada de álcool e outra bebida então seria algo quase que impossível.

Bem, o que ficou para mim pelo pouco tempo que passei na Fan Fest na véspera da abertura da Copa é que este local será uma espécie de zona livre, não seria louco de dizer “uma terra sem lei”, mas que com certeza terá condutas bem diferentes das praticadas em outros espaços públicos de Doha.

E para fechar só mais uma observação sem muita relevância, por conta do não consumo de bebidas alcóolicas no local e fazendo um paralelo rápido com outras edições de Copa, os banheiros e cantinhos estavam bem mais limpo e sem o terrível cheiro de urina que já era infelizmente um aroma natural de grandes aglomerações.

Bora dormir, pois amanhã tem treino do Brasil e abertura da Copa....Segue o jogo !!!!


Top