SCS celebra Dia Mundial de Ressuscitação Cardio

São Caetano do Sul

16/10/2023  

São Caetano celebra Dia Mundial de Ressuscitação Cardiopulmonar com treinamento para estudantes 

Mais de 100 alunos do Ensino Médio do Colégio Universitário USCS participaram nesta segunda-feira (16/10) de uma ação para marcar o Dia Mundial de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP). A ação, desenvolvida pelo Núcleo de Educação em Urgência, da Secretaria de Saúde, envolveu 115 alunos do ensino médio, 25 voluntários entre colaboradores do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), SOS Cidadão 156 e estudantes do internato de Medicina. 

“A parada cardiorrespiratória é considerada gravíssima, a falta de oxigenação no cérebro pode trazer sequelas irreparáveis e, a cada minuto sem socorro, a chance de sobrevivência cai 10%. Por isso, as ações realizada pelo Núcleo de Educação em Urgência, que já capacitou milhares de pessoas em nosso município, são fundamentais para que as pessoas aprendam a reconhecer uma parada, acionem o socorro e iniciem as compressões torácicas de forma correta”, afirmou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone. 

O enfermeiro Fábio dos Santos, coordenador do Núcleo de Educação em Urgência, e a coordenadora médica do SOS Cidadão 156, Isabella Martins Zaia, realizaram um bate papo com os estudantes e, em seguida, foi realizada a parte prática, onde puderam realizar o treinamento em torsos de reanimação.

“Em nenhum caso de parada cardiorrespiratória, a pessoa volta à vida se não tiver alguém no local fazendo manobra até que o suporte avançado chegue ao local. Quando a pessoa entra em parada cardiorrespiratória, se a compressão não for feita em até quatro minutos, a perfusão fica comprometida em órgãos nobres, como cérebro, coração e pulmões. O tempo de ressuscitação está diretamente ligado às sequelas que uma parada pode deixar na pessoa”, explicou Fábio.

“A maioria das paradas cardíacas acontece na frente das pessoas, na escola, nos parques, no shopping ou em casa. Saber identificar e realizar a compressão, até que o socorro chegue para oferecer o suporte qualificado, fará toda a diferença. A RCP é uma técnica simples e pode fazer a diferença entre a vida e a morte”, afirmou Isabella. 

Em 2018, o Ilcor (Comitê Internacional de Ligação em Reanimação) lançou a primeira iniciativa global sobre parada cardíaca com o slogan Todos os cidadãos do mundo podem salvar uma vida. Desde então, 16 de outubro tornou-se o dia anual WRAH (Dia Mundial de Reinício do Coração), para aumentar a conscientização pública sobre a ressuscitação cardiopulmonar prática.

A equipe do SOS Cidadão 156 falou sobre o reconhecimento da situação de emergência, como acionar o SOS Cidadão 156, quais informações devem ser passadas durante o chamado e ensinaram aos alunos técnicas de reanimação cardíaca.

Top