São Paulo não encanta, mas vence no Morumbi

Futebol

19/04/2023  

Sob forte chuva, o São Paulo deslanchou no fim do segundo tempo e conseguiu fazer o dever de casa na Copa Sul-Americana. Jogando no Morumbi, o time paulista superou o Puerto Cabello, da Venezuela, por 2 a 0, na noite desta terça-feira, pela segunda rodada da Fase de Grupos da competição. Com o gol de Marcos Paulo, aos 40 minutos, e de Michael Araújo, aos 42, do segundo tempo, o Tricolor manteve a liderança do Grupo D.

Embora esteja ainda pressionado por atuações e resultados ruins, o São Paulo tem situação favorável na Sul-Americana. Lidera o Grupo D com seis pontos e 100% de aproveitamento. Sem pontuar, o Puerto Cabello é o lanterna da chave.

Pressionado pelo resultado, o São Paulo começou o duelo contra o Puerto Cabello marcando pressão. Logo aos cinco minutos, Luciano quase marcou um golaço, ao completar de letra o cruzamento de Nestor. Líder do Campeonato Venezuelano, o Puerto Cabello não se intimidou no Morumbi. O time se defendia muito bem e saia para o jogo, mas tinha dificuldade de trocar passes próximo ao gol de Rafael.

Mesmo jogando diante do seu torcedor, o São Paulo viveu de lapsos o primeiro tempo. Após o lance de Luciano no início de jogo, o time de Ceni pouco produziu. Com dificuldade na criação, os donos da casa só chegaram através de um chute de fora da área de Caio Paulista e em uma finalização de Michel Araújo que desviou no meio do caminho. A falta de repertório foi tirando a paciência do torcedor, que embaixo de chuva, vaiou a equipe na ida para o vestiários.

Na volta para o segundo tempo, o técnico Rogério Ceni promoveu a entrada de Calleri. Com seis minutos de jogo, o artilheiro deu outra cara ao time. Após cruzamento na área, o atacante cabeceou e o goleiro venezuelano espalmou. No lance seguinte, Alison recebeu dentro da área, mas finalizou no meio do gol. A chuva começou a ser protagonista no Morumbi que começou a formar poças no gramado. A alternativa foi buscar o gol pelo alto. Calleri apareceu livre na área, porém cabeceou sem direção.

O time Venezuelano também saiu para o jogo. Deixando espaço na retaguarda, o São Paulo não conseguia armar um contragolpe fatal e ainda assistia o chutes de longa distância do Puerto Cabello levar perigo, como o chute colocado de Lugo, que passou próximo ao ângulo esquerdo. Quando conseguiu encaixar um ataque, Rato cruzou rasteiro e Lucas Beraldo mandou no travessão. 

A reta final ganhou emoção. O Puerto Cabello sentiu que poderia surpreender o São Paulo, que não se encontrava em campo e rondava a área de Rafael. Vendo o time venezuelano dar espaço, o técnico Ceni promoveu a entrada de Marcos Paulo. No primeiro lance do meia, o São Paulo desencantou e abriu o placar. Calleri recebeu o lançamento na área e fez o pivô para Marcos Paulo chegar finalizando, aos 40 minutos.

Com a abertura do placar, o São Paulo deslanchou. Aos 42 minutos, Michel Araújo recebeu belo passe de Rodrigo Nestor, invadiu a área e bateu na saída do goleiro, para decretar a vitória do São Paulo no Morumbi.

Top