São Caetano perde e cai para a série A3

Futebol

12/03/2023  

Linense e São Caetano se enfrentaram no Estádio Municipal Gilberto Siqueira Lopes na tarde deste sábado pela última rodada da primeira fase do Paulista A2.

Após 26 anos, o Azulão vai voltar a disputar a Série A3 do Campeonato Paulista. Schutz, aos sete minutos da primeira etapa e Maurício, aos 45 minutos do segundo tempo anotaram os gols da vitória do Elefante da Noroeste sobre o São Caetano pelo placar de 2 a 0.

O jogo já não valia muita coisa para o Linense, que não tinha mais chances matemáticas de se classificar para a próxima fase, porém, a postura do time em campo era de um time que buscava a classificação.

Por isso, o Elefante dominou as ações em campo e poderia ter vencido por uma vantagem ainda maior. Para o São Caetano, a partida significava a permanência na Série A2, porém não conseguiu superar as suas limitações e acabou sendo derrotado.

Mais do que isso, o São Caetano, que um dia foi finalista da Taça Libertadores da América em 2002 foi rebaixado, e jogará a Série A3 do Campeonato Paulista em 2024.

Apesar de cumprir tabela na última rodada da primeira fase, o Linense queria se despedir da Série A2 de uma maneira digna e foi pra cima do São Caetano. Logo aos três minutos, após boa jogada pelo lado esquerdo, a bola sobrou para Luizinho, que saiu cara a cara com o goleiro do João Lucas, do São Caetano, o obrigando a fazer uma grande defesa.

No lance seguinte o Elefante abriu a contagem com o centroavante Schutz. O camisa nove recebeu passe na intermediária, após uma roubada de bola no campo de ataque, e mandou uma bomba do meio da avenida. A bola desviou na defesa do Azulão e tirou as chances de defesa do goleiro do São Caetano.

Depois do gol sofrido, o São Caetano se lançou ao ataque para tentar empatar a partida ainda no primeiro tempo. Entretanto, o time do técnico Axel parava na falta de tranquilidade do próprio time.

Aos 18 minutos, o Azulão conseguiu chegar com certo perigo após cobrança de falta de Thiaguinho feito pelo lado direito. Quatro minutos depois, também em uma cobrança de falta, o Linense respondeu e quase chegou ao segundo gol após conclusão do atacante Schutz.

O Linense se aproveitava do momento delicado do Azulão para continuar criando chances para ampliar o placar. A partir dos 25 minutos da etapa inicial, o Alvirubro dominou completamente as ações da partida.

Aos 29 minutos, o Elefante da Noroeste teve um ótimo momento com o lateral-direito Lucas Ferron. O ala recebeu no bico da grande área, abriu para a perna esquerda e mandou a bomba, obrigando o arqueiro João Lucas a fazer grande defesa.

Um dos destaques do Linense no primeiro tempo foi o atacante Rian, o camisa 11, aproveitando da sua velocidade, conseguia vencer a frágil defesa do São Caetano com certa facilidade. Aos 34 minutos ele tomou a bola na entrada da grande área e chutou com perigo.

Para o São Caetano, o placar de 1 a 0 ao final do primeiro tempo fico barato. O Linense poderia ter ampliado a vantagem com tranquilidade tamanho volume de de jogo imposto pelo time da casa, mas o resultado se manteve o mesmo e o Elefante da Noroeste foi para o intervalo com a vantagem mínima.

Uma péssima notícia para o torcedor do São Caetano foi noticiada no Estádio Gilbertão logo no início da etapa complementar. O gol do Monte Azul diante do Lemense, empurrou o Azulão para a zona de rebaixamento.

Por conta disso, o time do ABC Paulista veio pra cima para tentar empatar a partida. Os cinco primeiros minutos foram de intensa correria por parte do Azulão, entretanto, a pressa deu lugar à afobação, que tentava na base do coração chegar ao gol do empate para se manter vivo na Série A2.

Aos 10 minutos Thiaguinho recebeu na intermediária e chutou forte contra a meta de Guilherme, mas o arqueiro do Linense pegou tranquilamente. Na sequência o Elefante da Noroeste respondeu co perigo após boa chegada perigosa de Rian.

O tempo ia passando, o desespero tomando o time do São Caetano e o Linense, que não tinha nada a ver com isso, quase chegou ao segundo gol com Schutz, aos 18 minutos, ele recebeu passe açucarado dentro da área, mas acabou chutando a bola ao lado da meta de João Guilherme.

No lance seguinte, o mesmo Schutz teve tudo para decidir a partida, cara a cara com o goleiro João Lucas, o atacante pegou mal na bola e acabou chutando por cima da meta do Azulão.

João Lucas, goleiro do São Caetano foi um herói dentro de campo, não fosse por ele, fatalmente o São Caetano sairia com uma goleada história de Lins. Aos 28 minutos ele trabalhou mais uma vez após Rian receber lindo passe de Lucas Ferron e chutar a bola em cima do arqueiro.

A pá de cal na história do São Caetano na Série A2 do Campeonato Paulista em 2023 veio com o gol de Maurício, após contra-ataque puxado aos 45 minutos do segundo tempo.

Os momentos finais da partida em Lins escancararam os problemas do São Caetano, que perdeu também para as suas próprias limitações e que agora vai precisar repensar muita coisa para a disputa da Série A3 em 2024.

Top