São Caetano do Sul lança SOS Cidadão 156

São Caetano do Sul

15/03/2018  

Todo o atendimento de emergência em São Caetano do Sul está agora reunificado em um único número telefônico, o 156. O serviço concentra a prestação de socorro pré-hospitalar (ambulância), Polícia Militar, Guarda Civil Municipal (GCM), Bombeiros, Defesa Civil e trânsito. Nesta quarta-feira (14/03), o SOS Cidadão 156 foi lançado oficialmente pela Prefeitura, no Hospital São Caetano.

 

Com o funcionamento da central de gerenciamento de emergências, o socorro médico na cidade deve chegar a um tempo de resposta de seis minutos. O serviço atende 24 horas por dia, todos os dias, com médicos, enfermeiros e condutores socorristas que atuam em urgências de natureza clínica, traumática, cirúrgica, pediátrica, gineco-obstétrica e de saúde mental.

 

Esse sistema devolve à população a sensação de segurança em casos de emergência. “Tínhamos o 199, que acabou sendo desativado. Assumimos o compromisso de resgatar esse serviço e agora estamos o entregando, para que o cidadão possa contar com um atendimento eficiente e de qualidade”, afirma o prefeito.

 

SAÚDE
A frota para socorro médico do SOS Cidadão 156 conta com quatro ambulâncias, além de motocicletas e veículos de apoio e de intervenção rápida (VIR), todos com novo padrão visual nas cores cinza e amarelo. Os profissionais também ganharam novos uniformes. A média de atendimentos na cidade tem sido de cerca de 40 ocorrências por dia. A equipe técnica conta com 87 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas.

 

A Secretaria de Saúde diz que a central no próprio município permitirá maior rapidez no atendimento. “Tínhamos grandes problemas com o serviço feito pelo regulador em Santo André. Agora o tempo de resposta para cada chamada deve passar de aproximadamente 15 minutos para seis. Temos de enaltecer a coragem da Prefeitura”, afirma.

 

Solicitar o serviço é também um ato de consciência e cidadania. “É fundamental transmitir informações verídicas, para que o médico tenha condições de fazer a classificação correta e, assim, salvar o maior número possível de vítimas”, diz a coordenadora do atendimento de emergência de São Caetano do Sul.

 

SEGURANÇA

“As chamadas de Segurança serão transmitidas, imediatamente, para as viaturas da GCM, em casos como furto, roubo e indivíduos em atitude suspeita, além de atuarmos de forma integrada com a Polícia Militar”, explica Secretaria Municipal de Segurança.

 

DEFESA CIVIL

“A Defesa Civil irá trabalhar junto SOS Cidadão 156, como apoio a todos os órgãos da Prefeitura de São Caetano do Sul. Importante salientar que nosso trabalho é, acima de tudo, preventivo. Hoje, através de alta tecnologia, por exemplo, temos condições de ficar cientes da chegada de uma tempestade umas duas horas antes”, complementa a Defesa Civil.


Top