São Caetano brilha no taekwondo dos Jogos

Jogos Abertos 2017

22/11/2017  

g (4ºpeso) No Masculino até 58kg (1º peso), até 68kg (2º peso), até 80kg (3º peso) e +80kg (4º peso). Além das lutas kyorugui, a modalidade também tem competição de Formas (poomse - luta com adversário imaginário).

Disputas

Logo na primeira decisão, categoria 57kg feminino entre São Caetano do Sul e São José dos Campos, as duas principais postulantes ao título geral da modalidade, um ato de superação da atleta Rafaela Araújo (São Caetano do Sul) que, minutos depois de sofrer um forte entorse de tornozelo esquerdo, a 10 segundos do final do primeiro round (são três rounds de dois minutos cada), venceu sua luta com Sandy Macedo (São José dos Campos), por 17 a 10 (3/0, 7/5 e 7/5), e conquistou a medalha de ouro.

“Foi a maior dor que senti em toda a minha vida. Eu já tenho um problema de ter meu tornozelo saindo do lugar, mas nunca havia acontecido assim dessa forma, tão forte. Pensei que não fosse conseguir voltar para a luta, mas logo que o médico recolocou meu tornozelo no lugar percebi que conseguiria retornar e foi o que fiz”, explicou, ainda chorando de dor, a campeã Rafaela.

Técnico e marido de Rafaela, Clayton dos Santos tem 36 anos e também é um dos quatro treinadores da Seleção Brasileira de Taekwondo. “No momento em que a vi caindo e chorando, aos gritos, por causa do tornozelo esquerdo, imaginei que a luta estaria encerrada. Mas ainda não conhecia esse lado extremo de guerreira da Rafa. Quando a vi retornar, após o atendimento médico, e no intervalo para o segundo round perguntei a ela se ela queria parar a luta e ela foi incisiva ao dizer que iria até o final e que não deixaria escapar esse ouro. Foi o que aconteceu”, finalizou Clayton. Ainda no feminino, São Caetano do Sul também foi campeão individual com Raphaella Galache (+67kg).

No Masculino, mais duas medalhas de ouro, com Gustavo Almeida (68kg) e Ícaro Miguel (+80kg). Já no Poomse, o casal Carolina Bassi e John Bassi conquistaram medalhas de prata e ouro, respectivamente.

Top