São Bernardo é campeã em modalidades tradicionais

Jogos Regionais 2023

19/07/2023  

Primeiros dias de competição já renderam medalhas para sete modalidades, entre elas atletismo, badminton, tênis, ginástica artística e xadrez

A delegação de São Bernardo já é um dos destaques nos primeiros dias de disputa do 65º Jogos Regionais. A equipe de atletismo do município ficou na primeira colocação no naipe masculino ao somar 253 pontos no final de semana, seguidos de São Caetano, com 187 pontos, e Praia Grande, na terceira colocação, com 153 pontos somados. O time feminino da modalidade foi vice-campeão dos regionais ao somar 224 pontos.

Os destaques da modalidade ficaram por conta de Breno Slompo Mendes, medalha de ouro nos 400m e 400m com barreira, Matheus Aguiar com duas medalhas de ouro nos 800m e nos 4x400m, além de Isabela Teixeira, que ficou em primeiro lugar no heptatlo, e Jéssica Carolina Oliveira, primeira colocada no salto em distância.

A ginástica artística, tradicional modalidade desenvolvida em São Bernardo, por meio do Centro de Ginástica Marcel Franscisco dos Santos, também subiu ao pódio: a equipe masculina foi campeã geral na categoria até 16 anos e a equipe feminina foi campeã geral, porém na categoria até 14 anos.

O badminton, outra modalidade que vem sendo destaque na cidade, com o Centro de Treinamento situado no Rudge Ramos, foi campeão no naipe masculino e vice-campeão no feminino. “Isso demonstra o quanto São Bernardo acertou em trazer para a cidade os centros de formação da base dessas modalidades. Estamos vendo surgir nomes importantes nessas modalidades, que são fruto do nosso investimento na base”, destacou Alex Mognon, secretário de Esportes e Lazer da cidade.

XADREZ – Lógica é com eles. A equipe de São Bernardo sagrou-se bicampeã dos Jogos Regionais nesta primeira semana de competição. O time, comandado por Ricardo Criez, chegou a uma marca histórica: o 17º pódio consecutivo em Jogos Regionais, sendo sete ouros, sete pratas e três bronze no período. Além disso, o time garantiu vaga para os Jogos Abertos do Interior, que será disputado em São José do Rio Preto.

OUTROS RESULTADOS – As equipes feminina e masculina foram campeões do tênis. O Biribol masculino ficou com o bronze na competição, bem como a equipe masculina de karatê. Até o último boletim divulgado pela organização, São Bernardo está na 4ª colocação dos jogos, com 95 pontos somados. 

TRADIÇÃO - Os Jogos Regionais incluem oito regiões esportivas do Estado e são classificatórios aos Jogos Abertos “Horácio Baby Barioni”. Cerca de 30 mil pessoas participam do torneio a cada ano. A lista de modalidades inseridas na competição registra atletismo, badminton, basquete, biribol, bocha, capoeira, ciclismo, damas, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, malha, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

1ª REGIÃO ESPORTIVA DO ESTADO - é composta pela Grande São Paulo (além de São Bernardo, estão inscritos Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Jandira, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Caetano e Taboão da Serra) e Baixada Santista (Cubatão, Mongaguá, Praia Grande, Santos, Peruíbe, Guarujá, Bertioga e Itanhaém).

Top