São Bernardo aprimora atendimento de telemedicina

São Bernardo do Campo

15/09/2020  

Serviço estará disponível a partir desta segunda-feira (14/09) no site da Prefeitura e no aplicativo “SBC na Palma da Mão”; implantação foi possível pela parceria com Instituto Votorantim

Em parceria com Instituto Votorantim, a Prefeitura de São Bernardo irá aprimorar o atendimento de Telemedicina Inteligente em sua rede de Saúde. O município foi escolhido pela Instituição para receber de forma gratuita o serviço e ofertá-lo em seus equipamentos públicos, principalmente em demandas relacionadas à pandemia do coronavírus.

Com este novo mecanismo, que ficou disponível a partir desta segunda-feira (14/09), no site da Prefeitura e no aplicado “SBC na Palma da Mão”, somado as atuais práticas de combate à COVID-19, a cidade amplia os cuidados para frear a expansão de contágio da doença.

A Rede de Saúde já tem trabalhado com a tecnologia de teleatendimento em consultas por meio do aplicativo WhatsApp. Esta nova ferramenta vai otimizar este serviço e abranger uma maior quantidade de pessoas, o que irá agilizar todo o processo e complementar o que já é ofertado.

De acordo com o secretário de Saúde do município, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, a capilaridade do programa é enorme, o que permite a expansão dos serviços de Saúde e um combate cada vez mais eficaz ao coronavírus.

“Estamos implantando o que há de mais moderno em atendimento remoto. Será uma nova maneira do exercício da medicina, tanto para a triagem de pacientes suspeitos de coronavírus como as demais demandas. Com certeza, é uma prática que veio para ficar em nosso município”, explicou o secretário.

 

O SERVIÇO – O novo programa oferece o serviço como solução de triagem e utiliza robô para teleorientar pacientes com os sintomas da Covid-19, por meio de etapas. O usuário acessa o site ou por meio do aplicativo e inicialmente pode tirar dúvidas. Quando identificado algum o risco do paciente, ele passa a ser monitorado uma equipe multidisciplinar durante 14 dias ou pode ainda optar por atendimento, via chat ou telefone, também com auxílio de profissionais da Saúde. Se for necessário, o paciente é direcionado para uma teleconsulta, por meio de videochamada com médico.

SELEÇÃO – São Bernardo está entre as 10 cidades do País contempladas com o programa do Instituto Votorantim, com apoio do Banco BV. Os demais municípios selecionados são Mauá, Ananindeua (Pará), Aracaju (Sergipe), Caruaru (Pernambuco), Cuiabá (Mato Grosso), Maringá (Paraná) e Teresina (Piauí). Um dos critérios de seleção é ter mais de 350 mil habitantes. Bem como o IVM (Índice de Vulnerabilidade Social Municipal), elaborado pelo próprio Instituto, que leva em consideração fatores como a proporção da população idosa, o PIB (Produto Interno Bruto) per capita, o número de leitos hospitalares e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), além do número de respiradores por 100 mil habitantes.

Top