Santo André ultrapassa 9 mil matrículas entregues

Santo André

12/08/2023  

Santo André ultrapassa 9 mil matrículas entregues

 

Moradores do Núcleo Gamboa, que esperavam há 33 anos por regularização fundiária, foram beneficiados neste sábado com 136 escrituras

 

A Prefeitura de Santo André entregou, neste sábado (12), 136 escrituras de imóveis para moradores do Núcleo Gamboa II, localizado no bairro Paraíso, ao lado do Parque Central. A ação faz parte do programa de regularização fundiária do município, que distribuiu mais de 9 mil títulos de propriedade em diversas regiões da cidade desde 2017, sem nenhum custo para os munícipes.

A regularização do local era esperada há pelo menos 33 anos e representa segurança jurídica para as famílias, que contam a partir de agora com o título de propriedade. “Todo mundo conhecia a comunidade da Gamboa como um problema sem solução e estamos aqui contando esse último capítulo com final feliz, com todo mundo com seu teto, sua casa e, a partir de agora, com seu documento, com a sua escritura”, destacou o prefeito Paulo Serra. 

O Núcleo Gamboa II foi implementado em uma área pública localizada no bairro Paraíso nos anos 90 e hoje é uma área que se encontra consolidada e integrada. Os moradores contam com infraestrutura de saneamento básico, rede de distribuição de energia elétrica, pavimentação, drenagem e com serviços públicos nas proximidades.

“Aqui na Gamboa tem características especiais, foi uma grande parceria com a comunidade, que contratou topógrafo e que ajudou a equipe na parte técnica por meio da associação do bairro, houve uma participação da comunidade de forma mais intensa do que em outras regularizações. Nossa equipe também entrou em campo com tudo que é de responsabilidade da Prefeitura para tirar do papel, na verdade, para colocar no papel e dar essa segurança aos moradores”, pontuou Paulo Serra. 

A expectativa da Prefeitura é entregar cerca de 20 mil matrículas para moradores de comunidades da cidade até o fim de 2024, um número histórico. “Estamos em comunidade que ocupa área privilegiada da cidade, ao lado do Parque Central. É uma luta de mais de 33 anos que chega ao fim. São 136 matrículas que serão entregues de um total de 20 mil que estamos planejando até o fim de 2024”, explicou o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Ivo de Lima. 

Todas as 136 escrituras foram entregues neste sábado e os moradores não escondiam a satisfação ao receber o documento. “Moro na comunidade há 45 anos e estava esperando esse documento desde sempre. Foram muitas promessas e nunca acontecia nada. Agora saiu e estou muito feliz. É um patrimônio para toda minha família”, comentou Edimar Pereira de Oliveira, 60 anos. 

Antônio Roldão, 68 anos, que mora no local há 33 anos, também fazia questão de mostrar orgulhoso a escritura que lhe garantirá noites de sono mais tranquilas. “Sonhava com o dia que iria receber essa escritura. Agora está no papel, vou morar no que é meu. Nunca mais vou ter medo de que alguém me tire daqui”, comemorou. 

 

Além de atuar na regularização fundiária, a Prefeitura de Santo André também trabalha na viabilização de empreendimentos imobiliários, com o objetivo de beneficiar munícipes de baixa renda e reduzir o déficit habitacional do município.

 

Um dos exemplos é o Residencial Clara, cujas obras tiveram início em janeiro deste ano. O conjunto, que está sendo construído no bairro Camilópolis, terá 480 apartamentos que vão beneficiar famílias cadastradas nos programas habitacionais da cidade ou que recebem aluguel social.

 

Outro exemplo é o Residencial João Ducin, no Jardim Jamaica, que oferecerá 460 moradias, com obras iniciadas também neste ano.


Top