Santo André gera 60% dos empregos do ABC em maio

Santo André

29/06/2023  

Santo André gera 60% dos empregos do ABC em maio

Município criou 845 empregos formais no mês passado e também lidera geração de postos de trabalho no acumulado de 2023

 

Santo André foi a cidade do ABC que mais gerou empregos em maio deste ano, respondendo por 60% dos postos de trabalho criados na região, segundo levantamento mensal realizado pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho, divulgado nesta quinta-feira (29).

 

Do saldo (quantidade de admissões menos demissões) de 1.404 empregos gerados no ABC em maio, 845 foram criados em Santo André.

 

No acumulado do ano o município também apresenta o melhor saldo da região. Dos 6.994 empregos formais gerados nas sete cidades entre janeiro e maio, 2.042 foram criados em Santo André, o que representa pouco mais de 29% do total do ABC.

 

Em uma análise focada no desempenho de Santo André, o resultado apresentado pela cidade no mês de maio (845 vagas) foi o segundo melhor do ano, segundo a série ajustada do Caged, ficando atrás apenas do mês de abril, quando a cidade registrou saldo positivo de 1.080 postos de trabalho formais.

 

O setor de serviços, que já vem apresentando bom desempenho desde o início de 2023, foi o principal responsável pelo saldo positivo do mês de maio deste ano, já que responde pela criação de 416 postos de trabalho. Ao analisar o desempenho anual dos setores, o Caged verificou que de janeiro a maio deste ano as empresas de serviços criaram 1.289 empregos com carteira assinada em Santo André.

 

Em segundo lugar como setor que mais gerou empregos em Santo André em maio, ficou o segmento da construção civil, que registrou saldo positivo de 167 vagas, seguido pela indústria, que gerou 135 postos de trabalho e pelo comércio, com saldo positivo de 127 empregos.

 

Comparação anual e desaquecimento – De acordo com o Caged, foram criadas 1,103 milhão de vagas em todo o país entre janeiro e maio de 2022. No mesmo período deste ano, foram gerados 865 mil postos de trabalho.

 

Os números mostram um desaquecimento do ritmo de contratações em nível nacional, fruto do lento ritmo de expansão da atividade econômica.

 

O cenário também refletiu nos números do ABC. Entre janeiro e maio de 2022, foram criadas 13.240 vagas na região. No mesmo período deste ano, o saldo foi de 6.994 empregos gerados.

 

Em Santo André, entre janeiro e maio do ano passado, o saldo positivo foi de 4.929 vagas. No mesmo período de 2023, foram 1.220 postos de trabalho gerados.

Top