Santo André declara que não voltará as aulas em 20

ABC

31/07/2020  

Pesquisa feita pela Prefeitura mostra que 94% dos responsáveis pelos alunos são contra retorno das atividades nas escolas em meio à pandemia

Os alunos da rede municipal de ensino de Santo André não voltarão às salas de aula neste ano. A decisão do prefeito Paulo Serra foi tomada nesta quinta-feira (30), após avaliação de pesquisa realizada pela Prefeitura com os pais e responsáveis pelos estudantes.

O levantamento mostra que cerca de 94% dos responsáveis por alunos de creches e Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) de Santo André não são favoráveis ao retorno das aulas presenciais neste ano, por causa da pandemia de Covid-19. A pesquisa ouviu 21.319 pessoas.

A Prefeitura de Santo André avalia que, neste momento, a presença das crianças nas escolas aumentaria as chances de disseminação do coronavírus, colocando em risco não somente a vida dos alunos, mas dos responsáveis pelos estudantes, dos educadores e profissionais que atuam nas unidades escolares, principalmente daqueles que fazem parte do grupo de risco.

“Ainda não há por parte dos pais e mães segurança no retorno das aulas presenciais. Estamos criando ferramentas para que as alunos possam ter acesso ao conteúdo pedagógico, sem a necessidade de presença em sala”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

A Prefeitura de Santo André já disponibiliza ações de educação a distância, por meio de atividades online ou impressas de acordo com a realidade de cada aluno e de cada região onde a escola está inserida, dando suporte aos alunos e às famílias para a continuidade dos estudos durante este período. A Secretaria de Educação está preparando plano para aperfeiçoamento dos processos e ferramentas pedagógicas que propiciem melhores resultados no processo educativo.

“Nós entendemos que é um momento de preservar a integridade física dos alunos e seus familiares e também dos nossos funcionários, porque o ambiente escolar tem peculiaridades que dificultariam muito o cumprimento dos protocolos que garantiriam a saúde de todos, principalmente na faixa etária que é atendida pelo município, entre 0 e 10 anos, além da EJA [Educação de Jovens e Adultos]. Com as crianças menores há uma dificuldade muito maior na observância aos protocolos”, frisou a secretária de Educação, Zane Macchi.

Pesquisa – Para realizar a consulta, as escolas encaminharam um questionário para as famílias, através de um formulário online. As famílias que não possuem acesso à internet foram entrevistadas pelas unidades escolares ou receberam o formulário em papel. Os responsáveis tiveram 10 dias para entregar as respostas.

No caso dos pais de estudantes das Emeiefs, que atendem crianças de 4 a 10 anos de idade, 95% disseram que não são favoráveis ao retorno imediato das aulas presenciais, sendo que 49% dos entrevistados opinaram que a melhor opção seria retorno apenas no ano que vem, 27% querem volta das atividades somente após o fim da pandemia e 19% apenas quando houver vacina contra o coronavírus. Do total de entrevistados, 5% defenderam retorno imediato das atividades em sala de aula.

Entre os responsáveis por alunos de creches, que atendem crianças de 0 a 3 anos, cerca de 93% são contrários ao retorno das aulas presenciais, sendo que 51% declaram preferir que as aulas voltem em 2021 e 28% somente após o fim da pandemia. Quando houver a vacina foi a escolha de 14% e apenas 7% disseram que voltariam a qualquer momento.


Top