Ribeirão Pires inova em conjuntos semafóricos

Ribeirão Pires

10/11/2023  

Ribeirão Pires inova em conjuntos semafóricos com sistema LED pioneiro no Estado de São Paulo

Município prevê a instalação em a aproximadamente em 50 semáforos; Cinco pontos da cidade já receberam a nova tecnologia

A Prefeitura de Ribeirão Pires inova mais uma vez nas ações para ampliar a segurança no sistema viário. O Departamento de Mobilidade Urbana municipal iniciou a implantação de LED nos principais semáforos da cidade. Cinco vias já foram contempladas com a instalação da nova tecnologia, que tem como funcionalidade redobrar a atenção e aumentar a visibilidade das indicações a motoristas e pedestres.

Pelo projeto, cada semáforo recebe três faixas de iluminação LED em seus ‘braços’, com cores que acompanham as da sinalização de trânsito – verde, amarelo e vermelho. Os conjuntos semafóricos para pedestres também ganham sinalização horizontal para redobrar a atenção na travessia de vias. 

Até 2024, a Prefeitura de Ribeirão Pires prevê a utilização da tecnologia em aproximadamente 50 conjuntos espalhados pela cidade. Já estão em funcionamento os semáforos próximo à Praça Central da Vila do Doce, Avenida Ernesto Menato – próximo à Praça da Matriz, Avenida Prefeito Valdírio Prisco com a Rua Miguel Prisco e Avenida Francisco Monteiro

 “É um projeto pioneiro que vai aumentar a segurança de pedestres e condutores. Ribeirão Pires aposta em novas tecnologias, muitas vezes simples, mas com grande potencial e impacto positivo para que vive na cidade”, destacou o prefeito Guto Volpi.

Com funcionalidade em tempo integral, sendo que durante o período noturno a tecnologia aumenta a visibilidade em aproximadamente 300 metros, o subsecretário de Mobilidade Urbana de Ribeirão Pires, Marcos Franco, citou que a segurança é o ponto principal do reforço da sinalização. 

“O LED estende por todo o braço do semáforo as indicações de segurança e, com isso, proporciona maior visualização, especialmente quando há alguns obstáculos no campo de visão dos condutores, como caminhões ou galhos de árvore”. 

O reforço da sinalização faz parte do trabalho realizado pelo Departamento de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Ribeirão Pires para aumentar a segurança viária e a prevenção a sinistros nas vias da cidade.


Top