Próxima Copa do Mundo reserva desafios para a FIFA

Edição de 2026 marcará a 23º edição do Mundial e terá 48 países

28/12/2022  

Próxima Copa do Mundo reserva desafios para a FIFA

Edição de 2026 marcará a 23º edição de um Mundial de futebol e será a primeira a ser realizada em três países.

O mundo já espera com ansiedade para a Copa do Mundo de 2026 que terá características diferentes das últimas duas edições do Mundial.

Primeiro que a realização se dará em três países, Estados Unidos, México e Canadá, e além disso terá um número maior do que tem sido a realidade das Copas do Mundo desde 1998. Serão quarenta e oito seleções, divididas em dezesseis cidades dos três países.

Não foi oficializado o formato de disputa ou mesmo a quantidade de seleções em cada grupo, porém o provável é que tenhamos dezesseis grupos de três países cada um, passando dois de cada para a segunda fase.

Assim o número de partidas irá subir de sessenta e quatro para oitenta jogos no Mundial inteiro.

Serão sessenta jogos nos Estados Unidos, país sede que irá receber todas as partidas a partir das quartas e dez no México e dez no Canadá.

Uma equipe continuará tendo a missão de sete jogos para se tornar campeã do mundo, mas a grande diferença é que as que forem eliminadas na primeira fase terão apenas duas partidas na competição e não mais as três que eram garantidas no formato atual.

Outro desafio que o Comitê Organizador e a FIFA terão para a realização da Copa do Mundo de 2026 é fora do campo e diz respeito a questão de vistos para torcedores e os problemas migratórios que há anos presenciamos principalmente nas fronteiras entre o México e os Estados Unidos. Uma grande abertura do país pode gerar problemas pós Copa e é visto com bastante preocupação por gestores públicos e cidadãos americanos que já se posicionaram contrários a uma liberação total de seus limites.

E para fechar existe também a logística dos torcedores que precisam ter facilidades para o deslocamento entre as sedes e consequentemente as fronteiras dos três países.

Tempo ainda existe, porém o trabalho deve ser feito com uma riqueza grande de detalhes e preocupações, já que principalmente os Estados Unidos sofre com episódios históricos de imigrantes ilegais, além do fantasma do terrorismo que é absolutamente real na cabeça dos americanos.

Que tenhamos mais um grande espetáculo dentro e fora dos campos.


Top