Presidente da Fifa é reeleito até 2027

Futebol

17/03/2023  

Dirigente é aclamado em Congresso da entidade em Ruanda e anuncia Ednaldo Rodrigues como novo integrante do Conselho da Fifa

Alcino Rocha, Hélio Menezes Júnior, Gianni Infantino e Ednaldo Rodrigues participam de Congresso na FIFAAlcino Rocha, Hélio Menezes Júnior, Gianni Infantino e Ednaldo Rodrigues participam de Congresso na FIFA
Créditos: Pascal Bitz/FIFA

Gianni Infantino foi reeleito nesta quinta-feira (16) para mais quatro anos como presidente da Fifa. Candidato único, ele foi aclamado pelos representantes das 211 associações nacionais no 73º Congresso da entidade, realizado em Kigali, capital de Ruanda.

Gianni Infantino é reeleito como presidente da FIFAGianni Infantino é reeleito como presidente da FIFA
Créditos: Harold Cunningham/FIFA

Infantino comanda a Fifa desde 2016 e pode concorrer a mais um mandato. Além do Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, o secretário-geral Alcino Rocha e o diretor de Governança e Conformidade Hélio Menezes Júnior foram os delegados brasileiros no evento.

''O Infantino está fazendo um importante trabalho de desenvolvimento do futebol no mundo inteiro e sendo um parceiro da CBF na reestruturação da nossa entidade. Temos uma cooperação estratégica permanente, com um escritório da CBF dentro da FIFA, dedicado exclusivamente aos projetos em conjunto, que já passam de 100. Pela seriedade e competência da sua gestão, apoiamos o Presidente Gianni Infantino neste novo mandato'', afirmou Ednaldo Rodrigues, que foi apresentado nesta quinta-feira em Ruanda como novo integrante do Conselho da Fifa.

Ednaldo Rodrigues é o novo integrante do Conselho da FIFAEdnaldo Rodrigues é o novo integrante do Conselho da FIFA
Créditos: Harold Cunningham/FIFA

No seu discurso, o Presidente da Fifa afirmou que seu objetivo nos próximos quatro anos é direcionar esforços em competições para o desenvolvimento do futebol.

SOLIDARIEDADE A VINICIUS JÚNIOR

Na entrevista coletiva após a vitória no Congresso, Infantino manifestou solidariedade ao atacante Vinicius Júnior, alvo de racismo em diferentes partidas na Espanha. O Presidente da Fifa disse que cada organização deve tratar dos casos em suas esferas, embora tenha citado que a Fifa tem trabalhado para ajudar a afastar o preconceito dos estádios.

“Toda a solidariedade ao Vinicius e todos os jogadores que são alvos de racismo. É claro que no sistema de futebol que temos, cada organizador é responsável pelos incidentes que acontecem em suas competições", disse o dirigente.

Top