Prefeitura promove palestra sobre conscientização

Ribeirão Pires

23/08/2023  

Prefeitura de Ribeirão Pires promove palestra sobre conscientização no combate à violência contra as mulheres

Em alusão ao Agosto Lilás, profissionais da rede municipal de Educação e da assistência social debateram violações e direitos femininos

O combate à violência e a luta pelos direitos das mulheres foi tema de palestra promovida nesta terça-feira (22) pelas equipes do APSE – programa de Apoio Psicossocial Escolar da Secretaria de Educação e Cultura – e da Coordenadoria das Mulheres. A atividade, realizada no Anfiteatro Municipal Arquimedes Ribeiro, integra ações de conscientização da Prefeitura na campanha Agosto Lilás.

Durante a ação, foram apresentados aos profissionais da rede municipal de ensino e da assistência social os serviços disponibilizados, de forma gratuita, para a proteção e acolhimento de moradoras em situação de violação de direitos. O prefeito Guto Volpi ressaltou a importância do fortalecimento da rede pública de atendimento. “Há dois anos, temos a Patrulha Maria da Penha dedicada a este trabalho de segurança às mulheres, com a disponibilidade do aplicativo ANA para aquelas moradoras com medidas protetivas”, destacou. 

Na palestra, temas como história da violência doméstica, conquistas dos direitos femininos, violentrômetro e ciclo da violência foram abordados. Os tipos de violação de direitos - sexual, física, moral, psicológica e patrimonial - foram apresentadas. 

O papel de educadores e da comunidade escolar para casos de violência doméstica foi destacado por Alana Araújo, diretora do APSE. “A escola muitas vezes é a porta de entrada para casos de violência. É importante que os profissionais estejam atentos a possíveis sinais, e que tenham sensibilidade e domínio das informações sobre a rede de proteção à mulher para que possam acolher e encaminhar os casos”.

“A escola precisa ter esse olhar para que possamos proteger nossas mulheres. Além disso, a união entre Legislativo, Executivo e Judiciário promoverá ações de enfrentamento à violência contra as mulheres”, afirmou a secretária de Educação e Cultura de Ribeirão Pires, Rosi Ribeiro de Marco.

Top