Prefeitura projeta oficinas de sustentabilidade

São Bernardo do Campo

23/01/2023  

Prefeitura projeta oficinas de sustentabilidade em espaços de lazer

Agentes da Prefeitura têm realizado visitas técnicas em parques do município para alinhar ações socioambientais

No âmbito do programa de educação ambiental, agentes da Prefeitura de São Bernardo têm realizado visitas técnicas em parques do município para alinhar ações socioambientais. Foram elaboradas medidas que possam ser aplicadas em ambientes públicos de lazer. As vistorias incluem o Zoológico Municipal, Parque da Juventude, Chácara Silvestre, Jardim Ipê, Salvador Arena e Parque Ecológico Imigrantes. Entre as ações está a realização de oficinas práticas de sustentabilidade para implementação nos bairros de São Bernardo.

A iniciativa, encampada pela Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal, vai possibilitar desenvolvimento de ações sustentáveis que mobilizem a população. A visitação do grupo ao Parque Imigrantes se deu no dia 11 de janeiro com a proposta de compor esforços para pesquisa de tecnologias inovadoras de saneamento - algumas já desenvolvidas pelo parque -, bem como para implantação de projetos, à medida em que existe um acordo de cooperação com a cidade.

“As visitas contribuíram para verificar a estrutura e especificidade de cada parque, visando o uso do espaço público como um dos elementos de sensibilização e tomada de consciência pelo usuário. As oficinas de sustentabilidade já estão desenhadas pela equipe de educação ambiental da pasta e serão discutidas com os moradores locais e implantadas em breve na cidade”, pontuou a secretária municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal, Regina Célia Damasceno.

O Parque Imigrantes tem, entre os diferenciais, banheiros biológico e ecológico, viveiro com espécies fitoterápicas, trilhas projetadas sobre a copa das árvores, elevador e outros equipamentos que garantem uma arquitetura inclusiva. O passeio é indicado para contemplação de cenário de integração da floresta preservada com sua rica fauna e flora, totalmente acessível a pessoas com mobilidade reduzida.

São desenvolvidos no parque, ainda, projetos de importância socioambiental. Um deles é a coleção de colmeia de abelhas, que, fazendo uso de um jardim concebido com plantio de plantas e flores específicas para fortalecimento e reprodução de espécies nativas sem ferrão, busca, entre outros focos, conscientização ambiental, inclusão social, segurança alimentar e preservação.

IMIGRANTES - Às margens da Rodovia Imigrantes, no Km 35, sentido São Paulo – Litoral, o Parque Ecológico Imigrantes é mantido pela Fundação Kunito Miyasaka. O agendamento para visitas deve ser realizado com antecedência, o que permite acompanhamento de monitores.

As inscrições para visitação deste espaço, naturalmente pedagógico, pode ser feita virtualmente pelo site: http://sistemas.alfacredenciamento.com.br/pei_reservas/visitante/. As reservas são direcionadas a todos os públicos, incluindo escolas públicas e privadas, grupos diversos e também individual.

Top