Prefeitura oferece serviços digitais

Santo André

29/03/2020  

Medida integra pacote de ações de prevenção contra a pandemia de Covid-19

Santo André, 19 de março de 2020 - Como forma de prevenir os servidores, empreendedores e demais trabalhadores, a Prefeitura de Santo André tem oferecido serviços a distância, para evitar aglomerações e possíveis contágios do novo coronavírus. Desde a última segunda-feira (16), servidores acima de 60 anos ou com doenças imunossupressoras foram liberados para atenderem em regime home office. Desta forma, os serviços oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego foram adaptados para os meios digitais.

O Departamento de Controle Urbano (DCUrb) adaptou 100% dos serviços para serem realizados de forma digital pelo sistema Acto. Desta forma, não há necessidade do deslocamento até a Prefeitura para abertura de serviços para as áreas de aprovação, uso do solo e fiscalização. O DCUrb também realizará atendimento técnico online. Anteriormente, o solicitante precisava marcar horário e comparecer na Praça de Atendimento, enquanto agora tudo poderá ser resolvido por chat. 

A Sala do Empreendedor e o Banco do Povo também estão utilizando o sistema Acto para realizarem atendimentos técnicos online. Desta forma, os empreendedores poderão tirar digitalmente todas as dúvidas referentes à abertura, alteração e encerramento de empresas, além de microcrédito. Os serviços do Via Rápida Empresa (VRE) também passarão por adaptação a partir da próxima semana para serem realizados pelo Acto.

O Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda (CPETR) tem orientado os trabalhadores a utilizarem de casa os serviços online do Emprega Brasil e Sine Fácil Trabalhador. Por meio das plataformas, que podem ser encontradas também em aplicativos de smartphones, os trabalhadores podem emitir a carteira digital de trabalho, solicitar o seguro desemprego, acessar o “Meu INSS”, além de buscar novas vagas de emprego. 

As ações de prevenção ao coronavírus também implicaram no cancelamento de eventos que seriam realizados pela secretaria nos próximos dias. Na última terça-feira (17), seria realizada uma reunião com empresas de telecomunicações; nesta quinta-feira (19), haveria reunião do Comitê de Inovação; enquanto no próximo dia 25 seria realizado o lançamento de um novo portal para o turismo da cidade.

Outra atividade que também foi suspensa é o Circuito Andreense de Empreendedorismo, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego e do Fundo Social de Solidariedade, por meio da Escola de Ouro Andreense. A próxima oficina da ação realizada em parceria com o Sebrae ocorreria nesta quinta-feira (19), no Cesa Vila Sá.

Uma alternativa para os interessados em qualificação profissional são as aulas oferecidas a distância pelo Sebrae, que preparou uma programação sobre como gerir sua empresa em meio à pandemia de Covid-19. Diariamente, às 17h, será realizada uma live na página do Sebrae-SP no Facebook, sendo um segmento por dia.

Top