Prefeitura lança Programa Remédio em Casa

São Caetano do Sul

13/10/2019  

A Prefeitura de São Caetano do Sul lançou sexta-feira (11/10) o Programa Remédio em Casa, no Bairro São José. A iniciativa visa dar mais conforto e facilitar a vida das pessoas, por meio da entrega domiciliar de medicamentos, sem a necessidade de o paciente se deslocar até as farmácias da rede municipal. O evento foi realizado no CISE (Centro Integrado de Saúde e Educação) da Terceira Idade João Nicolau Braido.

Neste primeiro momento, o Remédio em Casa atenderá cerca de 6 mil pacientes cadastrados no Programa Hiperdia (hipertensos e/ou diabéticos), que precisam de medicamentos de uso contínuo. A distribuição residencial já começou nos bairros Barcelona, Prosperidade e Boa Vista, e chegará a todos os demais, gradativamente, até o fim deste ano.

"Nosso trabalho é voltado para melhorar e facilitar a vida dos moradores. Fazemos isso também com a modernização do sistema de atenção farmacêutica. Com o Remédio em Casa, o paciente evita filas, recebe o medicamento no conforto do lar e tem a garantia do tratamento adequado. É mais saúde e qualidade de vida", ressaltou o prefeito José Auricchio Júnior. A entrega domiciliar no São José começará nesta semana, atendendo cerca de 600 pessoas.

A ação chega ao bairro graças à revitalização da UBS (Unidade Básica de Saúde) Dolores Massei, que passou a contar com o prontuário eletrônico. O sistema permite identificar, além da data de entrega do medicamento, a quantidade enviada e por quanto tempo o paciente terá o remédio. Desta forma, quando estiver para acabar, o usuário receberá mais, sem a necessidade de solicitação.

"Além do conforto, este é um Programa muito importante para gerenciar o tratamento. Todos os pacientes receberão medicamentos na quantidade exata. Se faltarem, saberemos que tomou demais. Se sobrarem, que tomou menos do que deveria", explicou a secretária municipal de Saúde, Regina Maura Zetone, ao recomendar que os beneficiados façam bom uso da estratégia. "É um privilégio o morador receber os seus remédios na porta de casa."

As entregas são feitas por quatro motos identificadas do Programa. As caixas contêm remédios para 60 dias de tratamento – é necessária a reavaliação médica a cada seis meses.

Os pacientes com hipertensão arterial e/ou diabetes contemplados pelo Remédio em Casa e que precisam de outros medicamentos de uso contínuo (como os de controle do colesterol, por exemplo) também recebem estes itens em casa.

O Programa foi elogiado por Sônia Maria Fabiano, que recebeu os medicamentos do marido, Airton, diretamente das mãos do prefeito Auricchio. "É uma ação que ajuda muito. Às vezes, esquecemos o dia, ou está chovendo, ou não tem onde estacionar. São pequenas dificuldades, principalmente para os idosos ou para quem tem alguma dificuldade de locomoção, que agora acabaram."

Top