Prefeitura lança Currículo Municipal de Educação

São Caetano do Sul

10/03/2020  

Prefeitura lança Currículo Municipal de Educação, elaborado por seus próprios educadores

 

A noite desta sexta-feira (6/3) foi histórica para a Educação de São Caetano do Sul. Em cerimônia realizada no Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Dra. Zilda Arns, foi lançado o Currículo Municipal de Educação. 

 

“Essa é uma das realizações mais importantes dessa gestão”, destacou o prefeito José Auricchio Júnior. O Currículo Municipal de Educação foi o primeiro elaborado inteiramente por profissionais de educação da rede municipal de ensino. Alinhado à nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular - documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais ao longo da Educação Básica), ele foi construído a partir da realidade de São Caetano do Sul e das experiências adquiridas pelas escolas municipais, que são referência para todo o País.

 

“Estamos deixando um legado para as próximas gerações”, declarou, emocionada, a professora Denise Pattini, diretora do Cecape, que coordenou o trabalho iniciado em 2019. Ela explicou que o currículo foi feito na forma de um documento único, que vai do berçário ao 9° ano do Ensino Fundamental. O trabalho envolveu mais de 470 profissionais da Secretaria de Educação e resultou em um documento de 1.100 páginas que já está disponível online no link https://sites.google.com/scseduca.com.br/curriculoscs.

 

Para o secretário de Educação, Fabricio Coutinho, o próprio processo de elaboração do currículo representou um intenso aprendizado e aprimoramento dos professores de São Caetano. “Foram centenas de horas de reuniões e estudos para chegarmos ao resultado final.”

 

Ele conta que, no ano passado, foi convidado a participar de um evento em São Paulo quando foi apresentado o Currículo Paulista, criado pelo governo do Estado. Sugeriu-se, então, que as cidades adotassem o currículo estadual. São Caetano foi um dos 24 municípios (dentre os 645 do Estado de São Paulo) que não aderiram ao currículo paulista, mas o único a implantar um currículo 100% elaborado por seus próprios educadores. “Não contamos com nenhuma consultoria externa”, diz Fabricio.

 

INCLUSÃO É DIFERENCIAL

Segundo a diretora do Cecape, a educação inclusiva é o grande diferencial desse currículo. “A inclusão não é apenas um item do documento; todo o currículo é inclusivo, pois as atividades propostas são acessíveis a todas as crianças”, afirmou a educadora.

 

Nesta terça-feira (10/3), Fabricio Coutinho terá a oportunidade de compartilhar com outros educadores as conquistas da educação inclusiva de São Caetano. Ele está em Brasília, participando do Encontro Anual Educação Já! 2020, evento promovido pela ONG Todos pela Educação.

 

O secretário foi convidado a participar da mesa de debates da tarde de terça sob o tema “Educação Inclusiva: do discurso para a prática”.

 

ABONO E PLANO DE CARREIRA

Durante o evento, o prefeito sancionou a Lei nº 5.837, que concede abono aos profissionais da Secretaria de Educação. Os abonos, retroativos a janeiro, variam de R0 a mil reais e beneficiam cerca de 3.500 servidores públicos. “Pelo segundo ano consecutivo, conseguimos pagar 12 parcelas de abono no mesmo exercício fiscal”, disse José Auricchio Júnior.

 

Segundo o prefeito, a primeira parcela do abono, referente a janeiro de 2020, será paga no dia 13 de março; a segunda parcela, de fevereiro, será paga no dia 20 de março, e a parcela referente a março será paga no início do mês de abril.

 

“Queremos deixar aqui mais três compromissos com os educadores”, disse o prefeito. “Pretendemos entregar uma revisão das remunerações das equipes gestoras, rever a questão da evolução funcional e começar a aplicar o Plano de Carreiras e Salários ainda este semestre”, afirmou o chefe do Executivo. “Essa é uma forma de expressar nossa gratidão e recompensar os profissionais pelo que eles têm construído em nossa cidade”.

Top