Prefeitura entrega canil do 6º Batalhão

São Bernardo do Campo

24/05/2023  

Construção tem área total de 870 m2 e vai abrigar 15 policiais militares e 7 cães para reforço da segurança e do trabalho de investigação em todo o Grande ABC

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, entregou nesta quarta-feira (24/5) as obras do novo canil do 6º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep). Com área total de 870 m2, sendo 310 m2 de área de campo para treinamento, o espaço vai abrigar 15 policiais militares e 7 cães, que vão auxiliar no trabalho de apoio às operações especiais para órgãos de segurança, além de ações de combate ao tráfico e uso de entorpecentes. 

O novo canil conta com sete boxes para cães, com espaço de banho, três boxes para cães em isolamento, depósito de ração e equipamentos, além de sala de procedimentos veterinário, treinamento e área administrativa. As obras foram realizadas pela Prefeitura, por meio da secretaria de Obras e Planejamento Estratégico, com recursos da iniciativa privada provenientes de contrapartida. 

“Tenho muita admiração pela Polícia Militar e este é mais um equipamento de segurança entregue à população. Precisamos destacar que este canil da PM não é apenas para São Bernardo, mas para a segurança dos quase 3 milhões de habitantes da nossa região. Tenho orgulho de saber que o nosso Baep, de todas as regiões do Estado, é o mais completo, porque ele também abriga a cavalaria e, agora, o canil”, declarou Orlando Morando, prefeito de São Bernardo. 

Além do novo espaço, a Prefeitura de São Bernardo entregou em 2019, em parceria com o Governo do Estado, o 1º Centro de Operações Integradas (COI) de Segurança – que abriga o 6° Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), a 1ª Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic), a Delegacia de Polícia de Proteção ao Idoso (DPPI) e a Guarda Civil Municipal (GCM) –, além das obras da nova Delegacia da Mulher (DDM), do 6º DP, do 4º DP, do GOE (Grupo de Operações Especiais da Policia Civil) e a reforma do 2º DP. 

PEDIDO – Durante o evento, o prefeito de São Bernardo fez um apelo ao comando da Polícia Militar para que o grupamento aéreo da corporação volte ao Grande ABC. “Nosso heliponto está pronto para recebê-los. Estamos em um local estratégico, divisa com o litoral e em meio à mata atlântica, isso facilitaria também o patrulhamento nessas áreas”, acrescentou o chefe do executivo. “Essas ações em conjunto resultam em respostas contundentes à sociedade no que tange à segurança pública”, completou.

Presente na inauguração, a deputada Carla Morando destacou o trabalho de homens e mulheres agentes de segurança pública e destacou a aprovação, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, de projeto de lei para recomposição salarial das polícias militar e civil. “Quero agradecer a todos que fazem um grande esforço em cuidar da nossa segurança, que protegem toda a população do Estado de São Paulo”.

O secretário de Segurança Urbana, Coronel Carlos Alberto fez questão de ressaltar a excelência do trabalho dos policiais e apoio prestado pelos cães da corporação. “Nosso intuito é que todas as forças de segurança trabalhem em conjunto. O canil tem histórico de ações na captura de criminosos, no policiamento em grandes eventos e também na caça ao tráfico de entorpecentes”.

Já o comandante geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Coronel Cássio Araújo de Freitas, fez questão de corroborar com as falas das autoridades, reforçando a ajuda mútua entre as corporações. “Nossos cães estão totalmente à disposição da Polícia Civil para as ações que precisarem, porque é isso que a população espera da gente, um trabalho em conjunto em prol da segurança de todos. Para mim é muito significativo estar aqui hoje. A população precisa saber que o cachorro é uma ferramenta também para salvar vidas”, finalizou.

TREINAMENTO CÃES - Os sete cães que ficarão abrigados no canil foram doados por outros órgãos da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Os cães trabalham no máximo seis horas por dia e até completarem oito anos. Quando se aposentam, geralmente vão para as casas do policial que trabalhou com ele. Caso o animal tenha problemas de saúde ou de socialização, ele permanece no canil sendo bem tratado.

Top