Prefeitura dá início a mutirão de limpeza de ruas

São Bernardo do Campo

24/03/2020  

Caminhões-pipas estão circulando pela cidade com objetivo de lavar próprios municipais e pontos com grande movimentação de pessoas

Com objetivo de evitar a disseminação do novo coronavírus pelo território de São Bernardo, o prefeito Orlando Morando iniciou, nesta segunda-feira (23/03), a realização de mutirão para limpeza de ruas e avenidas da cidade. Com apoio de três caminhões-pipas, funcionários da Prefeitura percorrerão diversas regiões do município para lavagem de ruas, calçadas, muros, pontos de ônibus e equipamentos públicos com jato de água sanitária. A ação integra pacote de medidas colocadas em práticas pela Administração municipal para auxiliar no combate do COVID-19.

Neste primeiro dia do mutirão, equipes da Prefeitura realizaram a limpeza de toda a extensão da Rua Marechal Deodoro, segundo maior centro comercial aberto do Estado de São Paulo. Durante a ação, a fachada de comércios locais, pontos de ônibus e a Praça-Parque Lauro Gomes também foram higienizadas. A medida ocorreu, justamente, no primeiro dia em que a via está com seus comércios fechados após determinação da Prefeitura.

A limpeza promovida pela Prefeitura ainda contemplou as seguintes áreas: Avenida Pery Ronchetti, Igreja Matriz, Praça Santa Filomena, dependências do Bom Prato, Caps 24h (Centro de Atenção Psicossocial) Centro, PS Central, Poupatempo e Terminal Rodoviário João Setti.

“Trata-se de mais uma medida que estamos tomando, em pontos com grande movimentação de pessoas, para evitar a disseminação do coronavírus. A lavagem está sendo feita justamente com um produto forte para matar germes nessas áreas, diminuindo o avanço do COVID-19”, destacou o chefe do Executivo.

MUTIRÃO – Cada caminhão-pipa utilizado na limpeza de São Bernardo conta com capacidade de armazenamento de 7.000 m³ de água de reuso com água sanitária dissolvida em cada viagem. Para realizar o processo de higienização, a Prefeitura disponibiliza para cada equipe um motorista e dois operadores. Os profissionais são acompanhados ainda por equipes da GCM (Guarda Civil Municipal), Departamento de Trânsito e da Fiscalização da Prefeitura.

PROGRAMAÇÃO – Nesta terça-feira (24/03), equipes da Prefeitura darão sequência no mutirão. Na oportunidade, serão percorridos os seguintes pontos da cidade: UPA Silvina, UBS Silvina, UBS Ferrazópolis, UBS Leblon, UBS Parque Selecta, UBS Montanhão, UBS União, UBS Alvarenga, UBS Orquídeas, UPA Baeta Neves, Hospital Municipal Universitário, PA Taboão, UPA Taboão, albergue municipal,  Ecoponto Montanhão, Hospital de Clínicas, Policlínica Alvarenga, Rua Jurubatuba e Avenida Faria Lima. Todos os abrigos de ônibus próximos aos pontos citados  também serão incluídos no processo de limpeza.

VACINAÇÃO – Nesta segunda-feira, a Prefeitura de São Bernardo promoveu ainda o primeiro dia da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza 2020 nas escolas municipais. A ação foi elogiada por moradores da cidade. A estratégia visa evitar aglomeração nas 34 Unidades Básicas de Saúde nesta  primeira fase de imunização, destinada aos idosos (pessoas com idade a partir de 60 anos) – que estão grupo de risco em relação ao COVID-19 – e profissionais da Saúde, de forma exclusiva em 33 Emebs, das 8h às 17h. As tendas de imunização foram montadas nas quadras das escolas, ao ar livre, para evitar qualquer contaminação pelo Coronavírus.

São Bernardo conta com 78.881 idosos e 24.710 funcionários da Saúde, o que soma 103.591 pessoas como público-alvo desta primeira etapa de vacinação. O município recebeu 33 mil doses do Ministério da Saúde e aguarda a chegada de outras 37 mil doses de vacina, prevista para sexta-feira (27/03), para dar prosseguimento à campanha de imunização contra a gripe.

PRÓXIMAS FASES – A segunda etapa da campanha terá início no dia 16 de abril e terá como alvo professores de escolas públicas e privadas, além de profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

REDE DE SOLIDARIEDADE – Ainda dentro do pacote de medidas de combate ao coronavírus, a Prefeitura, por meio do Fundo Social de Solidariedade, anunciou a implantação da Central de Recebimento de Doações. A medida visa arrecadas alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e de limpeza para demandas relacionadas à pandemia.

Para doação de alimentos não perecíveis, interessados podem realizar a entrega no Banco de Alimentos, localizado na Avenida Redenção, 271, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.

Já para a doação de produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, álcool gel e máscaras os interessados podem realizar a entrega na Secretaria de Educação, localizada na Rua Wallace Simonsen, 222.


Top