Prefeito inaugura acesso viário no Baeta Neves

São Bernardo do Campo

21/08/2023  

Prefeito Orlando Morando inaugura novo acesso viário no Baeta Neves

Intervenção permite conexão entre bairro e Centro, possibilitando cruzar a Avenida Pereira Barreto, medida que irá redistribuir tráfego

Dentro do conceito de concretizar soluções para melhoria da mobilidade urbana da cidade, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, inaugurou nesta segunda-feira (21/08) o novo acesso viário que vai permitir a conexão dos bairros Baeta Neves e Centro, por meio da construção de uma ligação entre a Rua Atibaia com a Rua Dr. Marcel Preotesco. Com as intervenções finalizadas, a abertura liberada possibilita cruzar a Avenida Pereira Barreto e o corredor de trólebus.

 

A intervenção viária se dá na altura da Parada Baeta Neves do trólebus. Essa medida beneficiará diretamente em torno de 13 mil moradores do Baeta Neves e região, redistribuindo o tráfego e diminuindo os congestionamentos em vias do entorno, como na Avenida Getulio Vargas e na própria Pereira Barreto. O trecho de deslocamento da Rua Atibaia para a Avenida Senador Vergueiro, por exemplo, conforme estudos, vai reduzir pela metade, de 2 quilômetros (cerca de 8 minutos) para apenas 1 quilômetro (3,5 minutos).

A entrega faz parte da programação de aniversário pelos 470 anos de São Bernardo. Com a conexão, o motorista que circula pela Rua Atibaia rumo ao Centro passa a ter a alternativa de fazer conversão à esquerda para acessar a Avenida Pereira Barreto sentido Paço Municipal ou seguir para a Rua Dr. Marcel Preotesco, sentido Jardim do Mar. Até então, quem trafegava pela via neste sentido tinha apenas a opção de seguir pela Avenida Pereira Barreto sentido Santo André.

“Soluções simples como essa geram impacto positivo quando se tem boa equipe de engenharia de trânsito, além de boa vontade para cuidar da cidade. O novo acesso agora está liberado. O morador que transita neste trecho do Baeta tinha somente uma opção de caminho, que era a Getulio Vargas. Agora, poderá acessar o outro lado da cidade descendo pela Rua Atibaia acessando a Marcel Preotesco ou a Pereira Barreto. Vai contribuir - e muito - para fluxo na região”, frisou o chefe do Executivo municipal. 

A Secretaria de Transportes e Vias Públicas de São Bernardo ficou responsável pelas intervenções viárias, bem como a sinalização de solo e semáforo. Titular da pasta, Delson José Amador pontuou que a medida atende, a baixo custo, uma demanda antiga da população do entorno. “Dá para realizar ações importantes utilizando pessoal e recursos internos. Trata-se de uma região que cresceu e demandava por essa medida, porque vai permitir que o morador do Baeta possa retornar para a região de comércio sem a necessidade de trafegar sentido Santo André.” 

À Next Mobilidade - responsável pelo corredor do trólebus - e à Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP) coube a mudança da rede elétrica e a tubulação.

REPERCUSSÃO – Moradores do bairro Baeta Neves já fizeram uso do novo acesso logo que a abertura foi liberada, e aprovaram a medida. A publicitária Silvia de Oliveira considerou que a obra vai melhorar o tráfego, inclusive na região central. “Achei ótima essa saída de abrir a via, vai ajudar bastante. Tínhamos que dar a volta, situação que acaba travando outros trechos. Agora ficou bom. Para mim, bem melhor.”

Top