População aprova UBS do Bairro Santa Maria

São Caetano do Sul

13/02/2020  

A primeira semana de atendimentos na UBS (Unidade Básica de Saúde) Amélia R. Locatelli após a sua reinauguração, no sábado (8/2), tem a ampla aprovação dos moradores de São Caetano do Sul. Após 10 meses funcionando no Hospital São Caetano, em virtude das obras de revitalização, a sensação da população do Bairro Santa Maria é a de ter de volta, próximo de casa (na Alameda João Galego, 01), um lugar que segue acolhedor, mas agora com tudo novinho e mais acessível.

A revitalização ocupou melhor a área da UBS. A Amélia R. Locatelli ganhou sala específica para o acolhimento dos pacientes, consultório odontológico, ar-condicionado, prontuário eletrônico (que garante atendimentos mais ágeis e eficientes) e, a principal novidade: a ampliação do funcionamento, que passa a ser de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados, das 8h às 12h, dentro do Programa Saúde Hora Extra.

Tantas benfeitorias atraem até mesmo os moradores que nunca tinham procurado a UBS. "Eu e minha família pagávamos convênio particular, que é caro. Como a Saúde de São Caetano é ótima, decidimos migrar para o serviço público. Assim, temos acesso a um atendimento de boa qualidade e ainda damos um alívio nas contas do mês", afirmou Silmara Juarez, de 45 anos, que na noite de quarta-feira (12/2) compareceu à unidade para retirar o encaminhamento ao cardiologista e levar os dois filhos, de 12 e 8 anos, ao pediatra. "Tudo muito rápido", elogiou.

Quem também aprovou o atendimento foi Maria Madalena Perez, de 70 anos, que foi até a UBS para receber a aplicação de ferro que necessita semanalmente. "Aqui somos muito bem acolhidos. E eu adoro a Cidinha", revelou, citando a profissional que sempre lhe atende e atendeu, inclusive no período em que a unidade funcionou no Hospital São Caetano.

A UBS Amélia Locatelli oferece atendimentos em Clínica Médica, Ginecologia, Pediatria, Odontologia, Psicologia, Fonoaudiologia, Nutrição, Estratégia Saúde da Família, Eletrocardiograma, Coleta de Sangue e Papanicolau, além de possuir uma farmácia para a retirada gratuita de medicamentos.

Dentro do Saúde Hora Extra, os atendimentos de segunda a sexta, após as 17h, e aos sábados, são realizados por livre demanda, sem a necessidade de agendamento, nas especialidades Clínica Médica, Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia.

REVITALIZAÇÕES

Esta é a sexta UBS entregue revitalizada desde o ano passado. As demais são Ivanhoé Esposito (Bairro Barcelona), Maria Corbeta Segato (Bairro Prosperidade), Dolores Massei (Bairro São José), Moacir Gallina (Bairro Cerâmica) e Nair Spina Benedictis (Bairro Oswaldo Cruz).

Em breve serão entregues as obras da UBS Darcy Vargas (Bairro Mauá), do Centro Policlínico Gentil Rstom (Bairro Nova Gerty) e do Centro de Especialidades Médicas (Bairro Fundação).

Top