Pesquisa de mestrado demonstra satisfação do morador de São
Caetano com as escolas da rede municipal
Uma
pesquisa de Mestrado em Administração realizada na Universidade Municipal de
São Caetano do Sul avaliou a relação entre o acesso aos serviços públicos e o
bem-estar subjetivo da população, com foco na utilização da educação pública
municipal. E os dados comprovam: a educação de São Caetano é a que tem maiores
níveis de aprovação na região do ABC.
A
pesquisadora Alyne Mantoan realizou sua pesquisa com usuários do sistema
municipal de educação do ABC partindo do seguinte problema: “Qual é a relação
entre a avaliação da educação pública municipal e o bem-estar subjetivo da
população do Grande ABC Paulista?”. Além da revisão teórica, a pesquisadora
contou com dados da Pesquisa Socioeconômica do Grande ABC Paulista de 2019.
Segundo
Alyne Mantoan, as políticas públicas podem ser apontadas como determinantes
para a percepção do bem-estar de uma população, podendo ser relacionadas a
diversos setores de governo, como saúde pública, segurança e educação. “A
educação contribui para o nível de satisfação de vida dos indivíduos, uma vez
que implica em maior probabilidade de empregos de qualidade que trazem salários
mais altos, melhores níveis de saúde, relacionamentos sociais e o
desenvolvimento sustentável, não somente do indivíduo, mas de toda a
sociedade”, explica Alyne.
MAIOR APROVAÇÃO DO ABC
Dentre
os números encontrados por Alyne em sua pesquisa, São Caetano destaca-se como a
cidade que tem o maior número de escolas por quilômetro quadrado: 3,98. A
segunda cidade no ranking é Diadema, com 2,02 escolas por km², seguida por
Mauá, com 0, 71.
Na
avaliação da Educação Pública Municipal, a cidade de São Caetano do Sul possui
a avaliação mais alta da região: 7,71, sendo aproximadamente 2,2 pontos acima da
média
do Grande ABC. Segundo a pesquisadora, a cidade de São Caetano do Sul
também possui o menor coeficiente de variação das respostas (0,30),
demonstrando a aceitação com maior confiança que a maior parte dos
entrevistados avaliou de forma mais satisfatória os serviços públicos de
educação.