Mais dois ônibus 100%
elétricos da BYD passam a operar em Diadema em julho
O anúncio foi feito pela prefeitura. Com a aquisição, a
cidade terá seis veículos elétricos
Diadema, cidade da grande
São Paulo, aprovou os ônibus 100% elétricos que foram testados no final do ano
passado. Como consequência, em fevereiro deste ano, quatro ônibus da BYD
passaram a operar na cidade. Para julho, a prefeitura acaba de anunciar a
inclusão de mais dois ônibus do mesmo modelo, BYD D9A, encarroçados pela
Empresa Caio. Os ônibus foram adquiridos pela Busrental e alugados para a
Suzantur.
Os quatro ônibus em
circulação fazem cerca de 800 km por dia e transportam uma média de 1700
passageiros da linha 24 DP – Terminal Diadema e Terminal Piraporinha. “Desde o
início da operação, cerca de 70 mil pessoas já foram transportadas por esses
ônibus”, disse o líder da operação da Suzantur em Diadema, Manoel Leal de
Moura,
O modelo D9A da BYD foi
desenvolvido para linhas urbanas para carrocerias com até 13 metros de
comprimento. Entre as vantagens do modelo, com piso alto, está a suspensão
pneumática dianteira e traseira que proporciona maior conforto para os
passageiros e o sistema de freios a disco com ABS e sistema regenerativo, que
confere maior segurança e autonomia ao veículo. A coluna de direção regulável
do D9A permite o ajuste de acordo com as características de cada motorista, o
que atende a ergonomia. O modelo é 100% elétrico, com emissão zero de CO2 e
totalmente silencioso. A bateria tem até 250 km de autonomia, com baixo custo
de manutenção.
“Nossos passageiros estão
gostando dessa novidade, elogiando muito a condução silenciosa e a temperatura
ambiente do elétrico que não transmite o calor que o movido à combustão traz
pra dentro do veículo”, disse Jefferson Monteiro dos Santos, motorista há oito
anos e há três na Suzantur. “Tanto eu quanto meus colegas estamos adorando
trabalhar com esse veículo”, completou.
Vantagens dos veículos
elétricos
• Os ônibus 100% elétricos
são grandes aliados na redução de poluentes locais e de gases que causam efeito
estufa, além de baixa emissão de ruídos.
• Deixam de emitir 125 mil
kg de CO2 ao ano. Equivalente ao plantio de 892 árvores.
• A bateria tem dois
ciclos de vida. No primeiro, são utilizadas com aplicação de transporte. No
segundo ciclo de vida, as baterias são remontadas em módulos para aplicações de
armazenamento e gestão de energia.
• As baterias degradadas
são retiradas e direcionadas para a unidade de reciclagem
• Para abastecer um ônibus
a diesel, o gasto pode chegar a cinco vezes mais do que um ônibus elétrico.
• A vida útil dos ônibus
elétricos chega a 15 anos, enquanto os ônibus a diesel chegam a 10 anos, com
média de 5 anos.
• Os motores elétricos têm
eficiência de cerca de 90% contra a de 30% dos motores a combustão.
• A manutenção dos ônibus
elétricos é muito mais simples e barata, chegando a 60% do valor de um ônibus a
diesel
• Além de eliminar as
emissões de gases contaminantes e de efeito estufa, os ônibus elétricos
eliminam os ruídos que são causadores de doenças, especialmente entre crianças
e idosos.