Museu do Futebol e ONU Mulheres fazem parceria

Copa do Mundo Feminina

18/07/2023  

A Copa do Mundo de Futebol Feminina da FIFA 2023 será realizada de 20 de julho a 20 de agosto na Austrália e na Nova Zelândia. Em busca de seu primeiro título, a #SeleçãoFeminina está no Grupo F, ao lado de França, Jamaica e Panamá. Durante esse período, ONU Mulheres e Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do SP, unirão forças em uma campanha conjunta para promover a competição e dar visibilidade para as mulheres do futebol, trazendo curiosidades, histórias e informações sobre a Copa e as atletas.

A campanha vai funcionar como uma continuação em tempo real da exposição Rainhas de Copas, que está em cartaz no Museu, e que conta justamente a história dos Mundiais de mulheres. Assim, as redes sociais das duas instituições vão compartilhar dados e informações disponíveis na exposição e atualizadas com o que rolar na Austrália e Nova Zelândia. O foco da ação são curiosidades e acontecimentos que mostrem como a modalidade está em 2023 – mais do que placares e resultados dos jogos. A Copa do Mundo da Austrália e Nova Zelândia é apenas a nona edição do torneio de futebol feminino, que foi criado pela FIFA em 1991. Acompanhe os perfis do @museudofutebol e da @onumulheresbr.

A ONU Mulheres, entidade das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero, tem atribuído prioridade estratégica a programas e ações que usam o esporte como ferramenta para a promoção dos direitos humanos desde 2015. Em 2023, a entidade iniciou uma nova fase da parceria com o Comitê Olímpico Internacional (COI), a iniciativa “Igualdade de Gênero por meio do Esporte”, que tem como meta desenvolver a capacidade de meninas e mulheres de usarem suas vozes para defender seus direitos usando o esporte como meio, além de aumentar a capacidade do Estado e das organizações do ecossistema esportivo e social para formular, implementar e monitorar políticas, leis e estratégias para a igualdade de gênero no esporte.

O Museu do Futebol, localizado no estádio do Pacaembu, em São Paulo, é referência nacional em pesquisa sobre o futebol de mulheres no país. Instituição da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de SP, já realizou diversas exposições e eventos para promover a modalidade, e atualmente exibe a exposição Rainhas de Copas, que relembra a história dos Mundiais e celebra as conquistas e lutas das futebolistas que participaram das edições anteriores.

Top