Metrô de Doha, Luxo e funcionalidade

Copa do Mundo FIFA Catar 2022

05/12/2022  

Metrô de Doha, Luxo e funcionalidade

Com apenas três anos de existência o metrô da capital catari é uma referência de operação, acessos e organização.

O Catar ganhou o direito de sediar uma Copa do Mundo em 2010 e a partir daí teve bastante tempo para realmente construir um país. Desde o principal que são os estádios, passando pela estrutura que é extremamente importante e relevante para a realização de uma competição deste porte que toma a Copa do Mundo.

Hoje Doha, cidade que centraliza a realização do Mundial possui setenta e seis quilômetros de linhas de metrô, distribuídas em 37 estações. Todos os estádios, principais pontos turísticos e a grande maioria dos hotéis possuem uma estação no máximo a cerca de cem metros de distância.

São três linhas, verde, vermelha e dourada e o que se vê é algo absolutamente perfeito.

Talvez não tenham a riqueza de detalhes e importância histórica que as estações da Rússia, onde muitas eram utilizadas inclusive como bunkers e possuíam dezenas e dezenas de anos, mas a funcionalidade, limpeza, acessibilidade e beleza é de nos chamar a atenção.

Tudo muito claro com mármore branco que deixa o ambiente que já é muito grande ainda maior, além da limpeza que é impecável.

Absolutamente todas as estações possuem banheiro masculino e feminino, além de mesquitas para os momentos de orações, cultura local onde as pessoas rezam entre três e cinco vezes por dia. Este espaço também é separado entre homens e mulheres.

Parei algumas vezes para fazer minhas orações e sempre com muito respeito a cultura local. Na entrada você precisa retirar seus sapatos e na sequencia lavar suas mãos e seu rosto antes de adentrar no espaço específico onde se ajoelha ou senta no chão para seu momento de reza. Tudo com imensa tranquilidade, sem nenhum questionamento ou intervenção de absolutamente ninguém.

Evidente que por conta da Copa do Mundo o número de orientadores é muito grande. Para se ter uma ideia em cada plataforma de embarque possui pelo menos quatro pessoas, além de outras que ficam próximas as entradas e acessos das escadas rolantes.

Além de todo esse exército de orientadores as estações são muito bem sinalizadas, o que colabora muito para as baldeações e embarques.

Existe ainda um trem que irá estender o acesso dos passageiros para locais um pouco mais distantes do centro de Doha, porém ainda estão em processo de construção. Tudo terá interligação com o metrô quando a obra estiver concluída.

Para Guilherme Abdalla, indiano filho de mãe brasileira e pai indiano que mora no Catar há seis anos o metrô é uma conquista que veio para ajudar ainda mais a vida dos moradores de Doha. Ele estranha o movimento considerável que a Copa do Mundo tem proporcionado, mas não muito fanático ao futebol disse que espera com ansiedade o término da competição.

“É legal ver bastante gente, mas fazem muito barulho e ocupam todos os lugares. Conto os dias para acabar o futebol da FIFA por aqui”, finalizou.

Enquanto uns cruzam o oceano para assistir partidas de futebol, outros no quintal de casa querem que tudo acabe logo.

Enfim....assim é a vida.

Segue o jogo !!!


TEXTO: LUCIANO LUIZ


Top