Mês da Consciência Negra terá Festival de Arte

São Bernardo do Campo

13/11/2023  

Mês da Consciência Negra em São Bernardo terá Festival de Arte Preta com show de Péricles

Evento faz parte das ações promovidas pela Prefeitura para o combate ao racismo e valorização da cultura preta

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, anunciou nesta segunda-feira (13/11), em coletiva de imprensa, a programação do Festival de Arte Preta que, entre os dias 18 e 20 de novembro, vai reunir exposições, mostra de grafite, palestras, prática esportiva e shows visando a celebração do Dia Nacional da Consciência Negra. O destaque do festival será a apresentação musical do cantor Péricles, que sobe ao palco do Paço Municipal na próxima segunda-feira (20/11), às 19h.

A programação da iniciativa vai abranger, além do Paço, apresentações no Parque da Juventude Cidade Maróstica e na Fábrica de Cultura 4.0. O calendário completo do Festival de Arte Preta pode ser conferido no site da Prefeitura, por meio do link: https://www.saobernardo.sp.gov.br/documents/10181/1784397/SBC_FAP_Cartaz_Programacao_Geral_FINAL.pdf/6486382a-aebd-2d3d-8ad2-beb6051aa8e7

De acordo com Morando, a ação vai ao encontro das políticas públicas adotadas por São Bernardo para o combate ao racismo. “Estou feliz em poder anunciar uma programação de debates, exposições e de reflexão sobre um tema tão importante: o combate ao racismo. Precisamos discutir o tema, porque a sociedade brasileira ainda insiste em práticas racistas. Aqui em São Bernardo, temos ações práticas de combate a esse mau. Serão três dias de reflexão e, para encerrar, teremos a apresentação de um dos maiores artistas negros do País, o cantor Péricles”, afirmou

Para garantir a segurança dos presentes, na segunda-feira, haverá revista feminina e masculina na entrada do evento por parte da Guarda Civil Municipal (GCM), além do monitoramento por parte dos agentes de segurança dentro e no entorno da Esplanada do Paço. Além disso, o Festival de Arte Preta terá monitoramento aéreo com os drones entregues pela administração no final de outubro. 

Além do festival, durante todo o mês de novembro, haverá programação especial voltada ao tema, conforme explicou o secretário de Cultura e Juventude da cidade, Fran Silva. “O evento da Consciência Negra vai além dos shows na Esplanada do Paço, teremos debates sobre o tema, é um momento de reflexão e agradeço à administração municipal por colocar no centro da discussão esse tema primordial em nossa sociedade”.

EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA – Para ampliar as ações de combate ao racismo, o chefe do Executivo também fez o lançamento de cartilha para promover uma educação antirracista no município.  O material é mais um instrumento para auxiliar no processo de discussão permanente das questões étnico-raciais, sociais e culturais. Criada pela Secretaria de Educação, a cartilha aborda legislações, projetos da Educação em relação ao tema, pesquisas e opções para mudanças no vocabulário a fim de evitar expressões racistas no dia a dia. 

“A educação é o melhor caminho para o combate ao racismo. Por isso, entregaremos uma cartilha para todos os alunos da nossa rede municipal de ensino. Quando você ensina uma criança, ela aprende desde cedo o que é racismo e como enfrentá-lo no ambiente escolar e em outros ambientes. Este material é um manual de boas práticas, tenho certeza que iremos formar pessoas que vão crescer sem preconceito e sem nenhum tipo de discriminação”.

CORRIDA E CAMINHADA PELA IGUALDADE RACIAL – São Bernardo, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, promove no dia 19 (domingo), a 1ª corrida (6km) e caminhada (3km) pela igualdade racial. A ação se dá em parceria com a OAB de São Bernardo. O percurso tem largada da sede da subsecção da entidade (Rua 23 de maio, 215, bairro Anchieta, ao lado do Fórum), com trajeto pelo Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib e pelo campus da UFABC de São Bernardo. A concentração ocorre a partir das 7h, com saída às 8h, em pelotão único e geral, masculino e feminino. As inscrições estão encerradas e a estimativa é que mais de mil pessoas participem.

AÇÕES PERMANENTES - São Bernardo foi a primeira cidade da Região Metropolitana a aderir ao projeto cidades antirracistas junto ao Ministério Público. Dentro desta proposta, foi criado o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, formado por integrantes de órgãos públicos e sociedade civil. Além disso, foi sancionada Lei Municipal que reserva 25% das vagas oferecidas nos concursos públicos da cidade aos negros. 

Desde o dia 30 de junho, vigora na cidade a Lei de punição administrativa a atos de discriminação ou preconceito por conta da raça, cor e etnia dentro dos equipamentos esportivos. os infratores podem ser punidos com multas de R$ 5.000 até R$ 15.000. os recursos arrecadados são revertidos ao fundo de apoio ao esporte para execução de ações educativas de enfrentamento ao racismo em equipamentos esportivos.

Top