Mauá anuncia montagem de Hospital de Campanha

Mauá

02/04/2020  

Em meio à pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2), o governo do prefeito de Mauá, Atila Jacomussi, iniciou nesta quinta-feira (2) a montagem do Hospital Municipal de Campanha para combater a doença Covid-19, com previsão de entrega na próxima semana. A estrutura será erguida no estacionamento do Paço Municipal e terá, em um primeiro momento, 30 leitos, podendo dobrar a capacidade em até 72 horas, além de oferecer 40 profissionais para atender pessoas infectadas pelo vírus.

O anúncio do espaço, que será denominado Cecco (Centro Especializado de Combate ao Coronavírus), ocorreu na noite desta quinta-feira por Atila, em transmissão pela sua página do Facebook, com parte da estrutura emergencial em processo de montagem. "Estamos fazendo todos os investimentos possíveis na cidade no combate ao coronavírus, porque não se faz economia na Saúde. Todo esse complexo estará pronto em poucos dias", disse o prefeito.

"Fomos a primeira cidade a contar com lavatórios públicos para combate ao contágio e conscientizar sobre a importância de limpar as mãos, fomos a primeira cidade (da Grande São Paulo) a fazer uma parceria com hospital particular e vamos buscar mais parcerias contra o Covid-19, e imunizamos 100% de nossos idosos contra a gripe, que agora devem permanecer em suas casas, assim como toda a população, enquanto a gente trabalha pela população para vencer essa guerra", prosseguiu Atila.

O Hospital Municipal de Campanha terá 24 leitos de observação e transferência, quatro de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) com respiradores, e mais dois para atendimentos pediátricos, sendo um de observação e outro para emergência. A estrutura será um galpão de lona com 20 metros de largura e 60 de comprimento, com um laboratório de exames, duas tendas auxiliares, piso elevado, ambiente climatizado, lavatórios com chuveiros, vestiário para equipe médica, 150 cadeiras para área de triagem, gerador de energia e caixa de água com capacidade de 5 mil litros.

A mão de obra do espaço destinado ao combate ao Covid-19 contará com oito médicos, como infectologistas, especialistas em entubação, clínicos gerais, pediatrias e anestesistas. O ambiente terá presença de um fisioterapeuta, sete enfermeiros – sendo que um será especializado em controle de infecção –, 12 técnicos de enfermagem, três biomédicos nos laboratórios para testes rápidos, um farmacêutico, um coordenador de enfermagem, quatro recepcionistas e um coordenador administrativo.

A nova estrutura de combate ao coronavírus se somará a outros dez leitos de UTI e mais 30 de observação do Hospital de Clínicas Doutor Radamés Nardini. Nesta semana, Atila também assinou a parceria público-privada da Saúde com o Hospital Vital, que disponibilizará mais 24 leitos de observação e outros cinco de emergência para pacientes com o Covid-19. "Estamos montando uma estrutura que espero que a gente não precise usar por completo, mas precisamos estar prontos. Por isso, peço de coração que a população permaneça em suas casas, para a gente frear o coronavírus", solicitou o prefeito.

Em toda rede de UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), o município conta com mais 200 leitos convencionais, que também poderão estar à disposição no combate ao coronavírus. Nesta quinta-feira, a Prefeitura de Mauá registrou 11 casos positivos de infecção (oito diagnósticos de hospitais particulares e três da rede pública), 354 pessoas sob análise, 43 pacientes com a patologia descartada e até o momento nenhum óbito por Covid-19 ratificado.

Top