Lenços e tapetes são campeões em vendas no Catar

Copa do Mundo FIFA Catar 2022

28/11/2022  

Lenços e tapetes são campeões em vendas no Catar

Em meio a um mar de opções de souvenirs das mais diversas preferências e faixas de investimento, lenços e tapetes estão liderando o mercado em Doha.

Todo turista busca além de viver novas experiências e conhecer locais diferentes, lembrancinhas que materializem esses momentos e presentes para familiares e amigos que não vieram.

Na Copa do Mundo do Catar isso não é diferente e saí as ruas para ver como anda o fluxo de consumo das pessoas e consequentemente por onde estão canalizando suas economias.

Assim como em qualquer lugar o presente existe para todos os bolsos e cabe ao comprador decidir como fará sua compra, mas diante a tantos produtos as lojas que comercializam lenços e tapetes estão liderando a preferência dos torcedores que visitam o Catar para o Mundial da FIFA. Evidente que também nessa área existe extremos quanto a preços, mas entendo que os valores são razoáveis e justos pelas peculiaridades dos produtos.

Fui conhecer uma loja badalada de Doha e conheci Dannel Mohamed, um jovem de trinta e um anos, que veio do Nepal há seis anos e viu nesse setor uma realidade de crescimento nesse país que exala oportunidades. Ao lado do seu irmão eles trazem os lenços de países vizinhos e produzem os próprios tapetes de forma artesanal na capital do Catar.

Os preços oscilam a casa de cinquenta reais em um belo lenço de seda, chegando a oitocentos reais para modelos mais ricos em detalhes e bordados. No momento que fiquei na loja o fluxo de clientes foi intenso e o jovem de Nepal com tino para bom comerciante estava sempre simpático, inclusive aceitando vendas em euro e em dólar dentro do seu estabelecimento.

O que encanta aos turistas é a diversidade de cores e detalhes que eles fazem a cada peça, transformando a compra em uma vivência artística e cultural aos hábitos locais de utilizar tais produtos.

E com as mais diversas cores e modelos, seguem as compras !!!


TEXTO: LUCIAO LUIZ


Top