Governo mantém distribuição de água na capital

São Paulo

14/11/2023  

Com a previsão de mais calor intenso e baixos índices de umidade do ar ao longo da semana, o Governo de São Paulo vai manter a ação de distribuição de água potável no centro da capital até a próxima sexta-feira (17). Agentes da Defesa Civil Estadual e equipes da Sabesp farão atendimento com caminhão com bebedouro na Praça da Sé e tendas no entorno do Theatro Municipal.

O serviço será oferecido das 11h às 15h, período do dia em que o calor excessivo e a baixa umidade podem causar mais problemas de saúde e exigem mais hidratação. A ação conjunta visa proteger a saúde da população, com prioridade para pessoas em situação de rua, idosos e crianças.

Com previsão de máximas de 39ºC e umidade do ar em torno de 30%, a gestão paulista alerta o público a evitar a exposição direta ao sol nos horários mais críticos e reitera a recomendação de umidificar ambientes fechados.

As autoridades estaduais também recomendam o uso de protetor solar e procura por atendimento imediato em unidades de saúde em casos de insolação, grande dificuldade para respirar, alterações bruscas de pressão arterial e desidratação.

As pessoas devem evitar atividades físicas ao ar livre entre 10h e 16h e manter animais de estimação em locais protegidos. A Defesa Civil também pede atenção a áreas de vegetação seca, uma vez que o risco para incêndios florestais será elevado.

Nas demais regiões do território paulista, os sistemas locais de Defesa Civil poderão ser acionados para iniciativas similares. Simultaneamente, a Prefeitura de São Paulo também vai distribuir água e frutas em dez estruturas instaladas em todas as regiões da capital.

As tendas municipais terão oferta de água e frutas das 10h às 16h, nas seguintes localidades: Centro – Praça da República e Praça Marechal Deodoro; região Sul – Santo Amaro (Praça Floriano Peixoto, nº 54) e Capela do Socorro (Praça José Boemer Roschel); região Norte – Santana (Avenida Cruzeiro do Sul, nº 3.180) e Vila Maria (Praça Novo Mundo); região Leste – Guaianases (Praça Presidente Getúlio Vargas, s/n), Itaquera (Avenida Musgo de Flor com Avenida Imperador, embaixo do viaduto Jacu Pêssego) e Mooca (Praça Cid José da Silva Campanella); e região Oeste – Lapa (Rua do Curtume, s/n – esquina com Guaicurus).

Interior e litoral

Tanto no interior como no litoral, o calor intenso e a baixa umidade também persistem ao menos até quinta (16). O Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil aponta que nas regiões de São José do Rio Preto, Araçatuba, Presidente Prudente e Marília, a previsão é de máximas de 42°C, sensação térmica de 44°C e umidade relativa do ar em 15% à tarde. Para as áreas de Araraquara, Bauru, Barretos, Franca e Ribeirão Preto, máxima de 40°C e sensação térmica de 41°C, com umidade do ar entre 15% e 17%.

No Vale do Paraíba e Litoral Norte, as máximas ficam entre 39°C e 40°C, com sensação térmica de até 42°C – a umidade na faixa litorânea, porém, fica em 70%, ante 30% na região de São José dos Campos. Na Baixada Santista, máximas de 36°C sensação térmica de 38°C, com umidade relativa do ar em 70%.

Para as áreas de Campinas e Sorocaba, a previsão é de máximas de 38°C e sensação térmica de 40°C, com umidade do ar em 25%. Nas regiões do Vale do Ribeira e Itapeva, máximas de 36°C e sensação térmica de 37°C, com 35% de umidade relativa do ar.

Top