GCM pleiteia participação de cursos do Pronasci

Ribeirão Pires

17/11/2023  

Inicialmente, corporação requereu 50 vagas; para ser selecionado, agente tem que cumprir alguns requisitos

A GCM (Guarda Civil Municipal) de Ribeirão Pires pleiteia, junto ao Governo Federal, a participação de agentes de segurança de seu efetivo na bolsa-formação do Pronasci 2 (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), que visa qualificação dos integrantes da guarda municipal.

Inicialmente, a GCM da Estância inscreveu 50 agentes para realizar os cursos do Pronasci, mas a quantidade de guardas que participarão ainda será definida pelo Governo Federal. 

Os agentes que integrarem os eixos prioritários definidos pelo Pronasci receberão parcela única de R$ 900 como auxílio para participar dos cursos de qualificação. Para que sejam selecionados, os guardas devem seguir alguns requisitos: não ter sido condenado por infração administrativa grave nos últimos cinco anos; não ter sido condenado criminalmente nos últimos cinco anos; frequentar pelo menos um curso a cada doze meses.

Dentre os cursos apresentados pelo Pronasci e que devem ser realizados pelos guardas que forem selecionados estão: fomento às políticas de enfrentamento e prevenção de violência contra as mulheres; fomento às políticas de segurança pública, com cidadania e foco em territórios vulneráveis e com altos indicadores de violência. 

Conforme o secretário de Segurança Urbana, Mobilidade e Defesa Civil, Coronel Carmo Júnior, a participação da GCM nos cursos do Pronasci tem como objetivo qualificar ainda mais o agente e, com isso, melhorar a atuação dos guardas junto aos moradores da cidade.

“Toda vez que vemos algum curso assim, fazemos questão de que a GCM participe de alguma forma. Entendemos que é assim, que os agentes podem atingir altos índices de qualificação”, disse o secretário.

Atualmente, a GCM de Ribeirão Pires é formada por efetivo de 140 agentes. Os guardas atuam em ações ostensivas e participam de operações em conjunto da PM (Polícia Militar), sempre no intuito de evitar atividade criminal no município.

Top