Fundo Social de São Caetano inicia reuniões

Programa ‘Elas por Elas’

25/06/2019  

A primeira reunião do Programa “Elas Por Elas”, de prevenção ao câncer de mama, foi realizada nessa segunda-feira (24/6), pelo Fundo Social de Solidariedade de São Caetano do Sul, em sua própria sede. A partir de agora, os encontros ocorrem em entidades, salões de igreja, empresas e nas residências de moradores. Os interessados em montar um grupo e receber uma reunião do programa em sua casa podem entrar em contato pelo telefone 4228-8907.

 

A primeira-dama e presidente do Fundo Social, Denise Auricchio, afirma que o ‘Elas por Elas’ será levado para toda a cidade. “É um programa muito importante para a mulher, que recebe informações sobre o câncer de mama e as formas de prevenção. Além disso, quem tiver interesse já sai da reunião com sua consulta e exame marcados”, explica Denise.

 

O encontro se inicia com uma palestra da primeira-dama. Depois, as participantes podem tirar dúvidas com uma mastologista. Nessa segunda-feira, esteve presente a dra. Ana Cláudia Caffaro Rodrigues, que conversou com as mais de 35 mulheres do grupo de promotoras legais populares de São Caetano. A reunião também contou com o depoimento de Ana Carolina Forster, moradora do Bairro Santo Antônio e paciente do Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher), onde recebeu todo o atendimento para vencer um câncer de mama. Após, as interessadas agendaram suas consultas e exames.

 

O ‘Elas por Elas’ é realizado numa parceria do Fundo Social com a Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria de Saúde. Homens também podem participar, já que esse tipo de câncer também atinge o sexo masculino. Estudos apontam que quase 60.000 casos novos de câncer de mama surgem no Brasil anualmente. A prevenção é fundamental porque, com o diagnóstico no início, a chance de cura chega a cerca de 95%.

Top