França em busca do Tri

Atual campeã do mundo vence Inglaterra e está na semifinal da Copa

10/12/2022  

Um duelo de peso, na Copa do Catar. De um lado a França, atual campeã mundial, que persegue o tri na sua história. Do outro, a Inglaterra, sempre valente e detentora de um título mundial (1966). Uma partida sensacional, que terminou em 2 a 1 para a França. Vaga garantida às semifinais da Copa do Catar. Pelo repertório das duas seleções, vejo como a melhor partida da Copa.

O Estádio Al Bayt presenciou um clássico europeu, com nuances de final. No primeiro tempo, uma partida mais estudada, mas com o tom francês entrando em campo até o gol de Tchouaméni, aos 16 minutos, em um precioso chute de fora da área. A partir daí, a França se fechou e os ingleses passaram a ter mais a bola e pressionar, em busca do empate. Porém, ele só veio no segundo tempo, com o atacante Harry Kane, de pênalti, aos seis minutos. E ele seria o principal personagem do jogo. Mbappé, muito marcado, hoje teve uma atuação mais apagada. Mas a França tem uma força mental muito grande e detém o título. Vai em busca do gol e consegue, com Giroud, de cabeça, após belo cruzamento de Griezmann, aos 32 minutos. A Inglaterra novamente teve que se lançar ao ataque e novamente teve um pênalti a seu favor, cometido por Theo Hernández em Mount, que tinha acabado de entrar no jogo. O pênalti foi checado pelo VAR e confirmado pelo árbitro brasileiro Wilton Pereira Sampaio. Harry Kane na bola e esperança inglesa mais do que renovada. No gol, Lloris, que joga com Kane no Tottenham. O atacante foi para a cobrança e desperdiçou, chutando alto, por cima do travessão. Os ingleses sentiram e se abalaram. Ainda tiveram uma chance no final, em cobranca de falta de Rashford, sem êxito. Fim de jogo e muita comemoração francesa, que chega às semifinais. O adversário será o Marrocos, que já faz história nessa Copa. A partida acontece na próxima quarta-feira (14), às 16h (de Brasília).

A França vai maturando sua condição de favorita, após muitos cortes de importantes jogadores, antes mesmo do início da Copa. E um detalhe: após 24 anos, uma seleção campeã do mundo volta a uma semifinal de Copa. A última vez, em 1998, quando o Brasil eliminou a Holanda, nos pênaltis, na Copa da França. Os franceses agora, tem a grande chance de repetir o feito do Brasil e voltar a outra final seguida. Mas para isso, precisa superar a grande surpresa e sensação deste mundial. Isso é Copa do Mundo!

Texto: Alexandre Cardillo. 

Top