Fluminense inaugura Museu com presença de ídolos

Futebol

26/02/2024  

Passado, presente e as portas abertas para um futuro de glórias em um só lugar. O Fluminense inaugurou nesta segunda-feira (26/02) o Museu Fluminense FC, em Laranjeiras, em evento exclusivo para convidados e imprensa. O espaço totalmente remodelado abriga a taça da Conmebol Libertadores e traz experiências inéditas aos visitantes que forem à sede do clube conhecer de perto a história tricolor. O público poderá visitar o museu a partir desta terça-feira (27/02), quando o local abrirá a partir das 10h.

Na cerimônia de inauguração, o presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, e a criadora do Museu, a diretora teatral e artista multimídia Bia Lessa, recepcionaram e acompanharam os convidados em uma visita guiada pelas instalações do novo espaço. O goleiro Fábio, campeão da Libertadores, o ex-técnico Abel Braga, campeão brasileiro em 2012, e Fred, um dos maiores ídolos do clube, marcaram presença no evento, assim como a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.

"Um clube não se constrói apenas com conquistas e ídolos, e o Fluminense tem sua história também ligada à arte e à cultura. Quando idealizamos o Museu, pensamos em trazer uma pessoa que tivesse essa sensibilidade. A Bia Lessa é uma artista conceituada, uma mulher que soube fazer um espaço não só de futebol, mas algo artístico, que vai emocionar o torcedor. Ter no museu Nelson Rodrigues, Chico Buarque, Gal Costa, Cartola e tantos outros artistas representados, além de nossas conquistas, nos dá muita alegria. O museu abre ao público nesta terça-feira, e eu espero que o torcedor venha para se emocionar com o Fluminense", disse Mário Bittencourt.



O conceito artístico está em cada detalhe. Há Maria Betânia recitando o poema "O Campo", de João Cabral de Melo Neto, e Chico Buarque com a canção "Bom Tempo", que está impressa e é ouvida no final da visita, além de outro texto dele, da música "O Futebol". Há também fragmentos de Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Adélia Prado e Manoel de Barros.

"Futebol é emoção, não é só a história. Futebol fala da alma humana, então como falar da alma sem falar de poesia, música, ousadia, liberdade? Para mim, era fundamental que as pessoas entrassem aqui e pudessem sentir, não podia ser um lugar frio. É um museu vivo, isso é o que me interessa em tudo que eu faço, museu, teatro, exposição, show. É fazer algo vivo, transformador. Pensamos o museu sabendo que, às vezes, a música explica mais que uma imagem. Uma poesia na voz da Bethânia fala mais do que milhões de reportagens", explicou Bia Lessa.



Uma das autoridades presentes na inauguração, a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, reforçou a importância da Lei de Incentivo Fiscal, que tornou possível a construção do museu.

"Estou muito feliz por estar aqui, encontrar tantos amigos e saber que o futebol nos une. Sou filha de um tricolor e todo dia 31 de março eu almoço aqui no clube e visito a Sala de Troféus igual meu pai fazia. Agora vou poder visitar o museu. Fico feliz pela Secretaria de Cultura fazer parte desta festa por conta de uma lei que permite que uma empresa olhe para um projeto bacana como esse. Gostaria de agradecer a TIM por essa parceria e dizer que tem muitas outras coisas boas vindo por aí. Essa é apenas uma das iniciativas abraçadas por essa lei", afirmou Danielle Barros.



Representante do time campeão da Conmebol Libertadores 2023, o goleiro Fábio também falou sobre a importância do Museu para o Fluminense e sua torcida.

"É uma honra participar dessa história grandiosa. Agradeço ao Mário por abrir as portas do clube para mim e ao Abel, que me recebeu aqui em 2022. Tinha certeza que Deus tinha um propósito para mim e ano passado conseguimos concretizar isso com a conquista da Libertadores", finalizou Fábio.



O Museu Fluminense FC tem patrocínio da TIM, por meio da lei de incentivo à cultura da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e realização da IRJ Sports.








Fotos: Lucas Merçon, Mailson Santana e Marina Garcia/FFC
Texto: Comunicação Fluminense

Top