Flamengo fecha ano sem títulos e com derrota

Futebol

07/12/2023  

A torcida do Flamengo já sabia que vararia o ano sem título, mesmo com seu elenco milionário, mesmo assim ainda tinha esperança de terminar com o vice-título do Campeonato Brasileiro. Mas nem isso sobrou para o rubro-negro carioca que perdeu para o São Paulo, por 1 a 0, nesta quarta-feira à noite, no Morumbi, pela 38.ª e última rodada da temporada.

 

A frustração ficou na memória de todo flamenguista, que viu na classificação final o seu time acabar com 66 pontos, em quarto lugar. Perdeu a Recopa Sul-Americana, o Mundial Interclubes, o Carioca e não chegou na Libertadores e nem no Brasileirão. O São Paulo, campeão da Copa do Brasil, chegou aos 53 pontos, em décimo lugar, e com vaga na Copa Libertadores de 2024.

Com os dois times armados taticamente iguais no esquema 4-3-3, o jogo começou em ritmo lento. A ponto de irritar o grande público presente ao Morumbi. Mas o Flamengo deu mole na marcação e o São Paulo abriu o placar aos 25 minutos, numa rápida troca de passes pelo lado direito do ataque.

 

Caio Paulista lançou Wellington Rato do lado direito e ele cruzou rasteiro na área, onde Luciano bateu de primeira, com a perna esquerda, longe do alcança do goleiro Rossi. Ele saltou, mas tarde para evitar o gol.

 

Muito lento na saída de bola, o São Paulo pouco chegou ao ataque deixando o centroavante Pedro isolado, sem receber bola. Muito pouco futebol para um time de tantas estrelas. Somente nos últimos minutos é que o rubro-negro tentou impor uma pressão em cima da defesa paulista. Mas não finalizou com perigo.

Como os jogadores do Bahia demoraram 23 minutos nos vestiários, a rodada toda ficou atrasada para o reinício do segundo tempo. O Flamengo voltou com Victor Hugo no lugar de Luiz Araújo no ataque. Mas, aos sete minutos, num contra-ataque quase que o tricolor aumenta com Caio Paulista. Ao entrar na área ele demorou para chutar e acabou travado por Varela, que se recuperou bem no lance.

Mas o Flamengo insistia no ataque, forçando o São Paulo a testar a sua ‘capacidade de sofrer’. Alisson perdeu outro contra-ataque, aos 31 minutos, quando na área chutou cruzado e para fora. O Flamengo pareceu desinteressado, sem aquela vontade de brigar pela vitória. Uma desmotivação natural para quem iniciou o ano cotado para conquistar muitos títulos, e termina sem nenhuma conquista e na condição de maior decepção do futebol brasileiro.


Top