Final de semana com Festival de Bandas e Fanfarras

São Caetano do Sul

28/10/2019  

No próximo fim de semana (2 e 3/11), a partir das 10h, o Ginásio Milton Feijão (Avenida Walter Thomé, 64, Bairro Olímpico) receberá a XIV edição do Festival de Bandas e Fanfarras. O evento é gratuito e tem como objetivo promover a cultura das Bandas e Fanfarras no município, estimulando o ensino da música e coreografia. Serão 20 corporações musicais envolvidas, com aproximadamente 1.000 alunos participantes - estima-se que o público atinja 7 mil pessoas.

 

Em 2019, o programa iniciou junto com o ano letivo, o que foi de extrema relevância cultural, uma vez que desde fevereiro os alunos da Rede Municipal de Ensino participam de aulas de música e dança gratuitamente. 

 

BAMASCS

Em 2018, houve a retomada da Bamascs (Banda Marcial Municipal), que tem como principal finalidade representar o município em solenidades oficiais, bem como participar de competições do meio específico de bandas e fanfarras e apresentações dentro e fora do Município. A partir de 2019, a Bamascs passou a contar com dois novos polos, Polo Cerâmica, e polo Nova Gerty, além do Polo Centro, localizado na Estação Cultura.

 

Os alunos que se destacam nas corporações do Programa são convidados a aprimorar seus conhecimentos e técnicas na Banda Marcial Municipal. Os alunos têm aulas com monitores específicos para cada instrumento e participam de aulas de teoria musical, aprendem a ler partituras e inúmeros outros conceitos como ritmo, dinâmica e afinação. Já na parte coreográfica, os integrantes aprendem princípios de composição coreográfica, desenvolvem a coordenação motora, executam diversas coreografias com ou sem o uso de acessórios. A banda tem regência de André Ricardo de Sousa, coreografia de Renata Rainatto e coordenação administrativa de Felipe Aguiar.

 

BANDAS E FANFARRAS

O programa bandas e fanfarras de São Caetano do Sul foi fundado em 2003 e todas as corporações contam com dois grupos distintos, que se completam. O corpo musical é responsável pela execução das peças musicais, divididos entre sopro e percussão, e o corpo coreográfico é o responsável por executar movimentos de dança, com marcha e acessórios como bastão, bandeiras, bambolês, pompons entre outros.

 

O programa atende não apenas os estudantes das escolas, mas também abrange ex-alunos e toda a comunidade local. Para participar não é necessário saber tocar nenhum tipo de instrumento ou saber dançar, pois são oferecidas aulas gratuitas nas escolas. Em 2019, são 20 corporações participantes, divididas em 6 Bandas Marciais e 14 fanfarras, 23 instrutores e coreógrafos e mais de 1.000 alunos envolvidos.

 

PROGRAMAÇÃO

Sábado 2/11 – 10h

Abertura com a Bamascs (Banda Marcial Municipal);

Fanfarra da EME Vicente Bastos;

Fanfarra da EMEF Oswaldo Samuel Massei;

Fanfarra da EMEF Laura Lopes;

Fanfarra da EMEF Padre Luiz Capra;

Banda Marcial da EME Alcina Dantas Feijão;

Fanfarra da EMEF Eda Mantoanelli;

Fanfarra da EMEF Sylvio Romero;

Fanfarra da EMEF Olyntho Voltarelli Filho;

Fanfarra da EMEF Rosalvito Cobra;

Fanfarra da EMEF Senador Flaquer.

 

Domingo 3/11 – 10h

Abertura com a Bamascs (Banda Marcial Municipal);

Fanfarra da EMEF Décio Machado Gaia;

Fanfarra da EMEF 28 de Julho;

Fanfarra e Banda da EMEF Ângelo Raphael Pellegrino;

Fanfarra da EMEF Dom Benedito P. A. de Souza;

Fanfarra da EMEF Bartolomeu Bueno da Silva;

Banda Marcial da EMEF Luiz Olinto Tortorello;

Banda Marcial da EMEF Leandro Klein;

Fanfarra da EMEF Anacleto Campanella;

Banda Marcial da EMEF Elvira Paolilo Braido.

Top