Festival Sabor de São Paulo chega a Ribeirão Preto

São Paulo

11/08/2023  

Entre os dias 6 e 12 de agosto acontece a segunda Semana Sabor de São Paulo de 2023, um programa da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), em parceria com o Mundo Mesa e Senac São Paulo, que explora o turismo gastronômico de Alta Mogiana, Raízes do Campo e Lagos do Rio Grande, regiões que fazem parte das 10 Rotas Gastronômicas do Estado. O programa começa apresentando para jornalistas, influenciadores e agentes de turismo convidados 15 pontos de interesse, entre bares, restaurantes, sorveteria, sítios, fazendas, empórios, vinícolas e cervejarias, instalados das cidades que compõem a Rota Gastronômica.

Nesta sexta-feira (11), os profissionais da gastronomia e do turismo participam de capacitação na sede do Senac Ribeirão Preto, que abordará temas como empreendedorismo na gastronomia, normas de inspeção, crédito para inovar os negócios e um panorama sobre turismo rural. A tarde será finalizada com uma aula-show do padrinho da rota gastronômica da região, o chef Fabio Vieira, do restaurante Micaela.  Para fechar a semana, no sábado (12), o Festival Sabor de São Paulo tem entrada gratuita e recebe o público em geral com muita comida e bebida de vários produtores artesanais.

“Ao todo, serão dez semanas de evento até 2024, percorrendo cada uma das rotas gastronômicas reconhecidas pelo Estado e que aquecerão a economia de 28 regiões turísticas do Estado”, declarou o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena. O evento já passou por Campinas e ainda passará por Ribeirão Preto, Registro, Araçatuba, Campos do Jordão, São Carlos, Santos, Presidente Prudente, São José do Rio Preto e Marília, além da edição São Paulo, capital.

Tanto quem conhece quanto os que querem saber mais sobre as delícias produzidas na região podem passar pela feira gastronômica no sábado (12), entre 11h e 17h, no Senac-Ribeirão Preto, e degustar diferentes pratos, quitutes, doces, biscoitos e bebidas dos produtores participantes. Atrações musicais também estão na programação ao longo do dia.
O que o público encontra:

Restaurante da Tulha – Ribeirão Preto – Rota Turística Raízes do Campo
À beira de um lago, onde se localizava antigamente uma fazenda de café, o Tulha é destino ideal para almoçar, passar a tarde jogando conversa fora e ouvir música ao vivo. Para os amadores da prática, é possível realizar pesca esportiva. O espaço é composto pela casa-sede, a igreja e a “tulha” (depósito, no qual se estocava o café). No restaurante, o prato-chefe é a Moqueca de tilápia, feita à moda capixaba e baiana.

Mirabile Restaurante – Mococa – Rota Turística Raízes do Campo
A partir da paixão pela gastronomia e por reunir pessoas, o restaurante nasceu como uma alternativa à aposentadoria de seus proprietários, Marcelo e Ana Vera Figueiredo Ferreira. Ana sempre fez muita massa em casa, com a avó e os pais. A família de Marcelo também sempre teve excelentes cozinheiros. Aplicando uma metodologia única, ganharam fama pelas suas receitas bem planejadas, como a lasanha, massas e almôndegas, os pratos mais pedidos na casa. O molho é o carro-chefe da cozinha, feito a partir da receita tradicional da avó de Ana, que usa só tomate várias horas cozinhando ao fogo baixo.

Cachaça Barra Grande – Itirapuã –Rota Turística Lagos Do Rio Grande
A Fazenda Barra Grande é comandada por Maurílio Figueiredo Cristófani. Produz café, cana-de-açúcar, milho, pecuária, a premiada Cachaça Barra Grande e é um dos engenhos produtores da Cachaça Santo Grau. Surpreende pelo uso de maquinários antigos: a cachaça ainda é produzida no engenho movido pela roda-d’água implantada na fazenda em 1860. Além do engenho e das adegas, o restaurante oferece pratos típicos da roça preparados com ingredientes da região, incluindo a carne na lata, servida com polenta de fubá do moinho de pedra, escolhido para representar a gastronomia do local nas Rotas Gastronômicas.

Casa Veronezi – Dumont – Rota Turística Raízes do Campo
Na família dos irmãos Veronezi era comum moer e usar partes do porco para produzir suas próprias linguiças e alimentar, na época, seus 20 filhos. A receita foi ficando casa vez mais famosa e começou a ser vendida para terceiros. É com essa memória afetiva que Álvaro Veronezi hoje comanda a Casa Veronezi, especializada em carne de porco e embutidos com sabor da fazenda.

Cervejaria Maltvs – Monte Alto – Rota Turística Raízes do Campo
Idealizada em uma reunião entre amigos em 2014, a Maltvs é a cervejaria com a cara de Monte Alto, cidade dos sócios Victor Durigan, Vinícius Ferreira e Alien Viganô. Conhecida como “A Terra dos Dinossauros” depois que lá foi encontrado um esqueleto, o animal faz parte do logo da empresa que homenageia em suas cercvejas os bairros da cidade. Os ingredientes utilizados também são de produtores locais e, hoje, têm capacidade de produzir 12 mil litros de cerveja. Conquistaram o prêmio máximo da categoria American Style Cream Ale em 2020 com sua cerveja Califórnia e o feito se repetiu nos dois anos seguintes: em 2021, com a Tijuco (American Style Stout – café e chocolate amargo, boa para o inverno); e em 2022, com a sazonal Ventania (Imperial Red Ale).

Doces Caseiros Paulinho – Santo Antônio Da Alegria – Rota Turística Alta Mogiana
Tocada há mais de 25 anos por Paulo Reis Rissi e sua mulher, casal que ganhou fama local com seus doces artesanais caseiros feitos com receitas que passaram de geração para geração. Entre seus produtos, estão doces em pasta e em calda como doce de leite com morango, com maracujá, com ameixa e abacaxi, bananada, canudinho recheado com doce de leite, paçoquinha e frutas cristalizadas. A Doces Caseiros Paulinho ganhou um concurso entre 60 produtores e recebeu o selo “Feito em São Paulo” com Tronquinhos de doce de leite elaborados com doce de leite passado 100% na calda de chocolate e no coco.

Empório e Engenho Verga e Filhos – Pitangueiras – Rota Turística Raízes do Campo
Comandado pelo ex-mecânico Aparecido da Silva Sarneiro, o engenho surgiu com uma lembrança afetiva da cachaça artesanal feita pelos avós. Após o sucesso inicial com a produção do destilado, comprometido a aproveitar ainda mais o potencial do canavial, Aparecido aprendeu a fazer a rapadura com um amigo e começou a fabricar seu tijolo doce (rapadura com mamão, cidra, abóbora, amendoim, leite) e o melado de cana.

Estância Fazendinha – Barrinha – Rota Turística Raízes do Campo
Pensada para o visitante ter a melhor experiência em comida da roça feita no fogão a lenha, a Estância Fazendinha oferece um dos melhores torresmos fritos do Estado de São Paulo, além de se destacar pelo pernil, truta, tilápia e virado à paulista. Da proprietária gaúcha Analice Freisleben Mucha, o empreendimento iniciou como uma pousada pequena, ganhou com o tempo um restaurante rural e, hoje, recebe turistas em três chalés, seis bangalôs, uma suíte e três casas mobiliadas.

Fazenda Vista Alegre – Barrinha – Rota Turística Raízes do Campo
Conhecida pela comida que lembra casa de avó, a Fazenda Vista Alegre oferece uma verdadeira experiência de turismo rural. Pratos com carne de vaca, costela ao forno, torresmo e frango estilo caipira são preparados com o que é produzido no local. Seu carro-chefe é o doce de leite e o queijo feito com o leite do gado, também da própria fazenda, criado à base de capim sem defensivo agrícola e tratado com homeopatia. Comandado pela proprietária e professora Eva Maria Guidi Pinotti, um projeto de turismo rural oferece atividades voltadas para o público infantil e a terceira idade. Há visitas ao museu da família, que conta também a história da imigração italiana na região, orientações sobre os cuidados com a natureza, piscinas, parede de escalada e mega tirolesa.

Quitutes Quero Bolachas Caseiras – Santo Antônio Da Alegria – Rota Turística Alta Mogiana
Conhecida pelos quitutes como as bolachas de coco e de nata, provindas de uma receita de família, a Quitutes Quero Bolachas Caseiras é um empreendimento de Michele Rita Baldo que existe há 18 anos. O que antes era um negócio caseiro virou uma fábrica que abastece lojas e supermercados de várias cidades da região de Ribeirão Preto, da cidade de São Paulo e de algumas de Minas Gerais. Hoje são mais de 28 receitas de sucesso criadas pela proprietária.

Usina Do Malte – Tambaú – Rota Turística Alta Mogiana
Com o foco nas cervejas artesanais, em especial sua cerveja estilo Lager, à base de cevada, a Usina do Malte, tocada por Bruno Camarotti, proporciona uma experiência diferente por não ser apenas uma produtora de cerveja, mas sim um espaço que conta também com estrutura de pousada e restaurante. Quem conhece o local pode assistir a todo o processo de transformação do malte até virar o produto industrializado. Atualmente, produzem 5 mil litros por mês.

Matheus e Rosária – Cidade de Franca
O bar na cidade de Franca recebeu este nome em homenagem aos avós maternos do chef e proprietário Luciano Carvalho. Ponto de agito da cidade, o lugar é conhecido por sua decoração exuberante, pelas bebidas e pelas coxinhas sem massa criadas por ele, as chamadas “cremosinhas”. Há ainda o ouriço da Canastra: sem massa, o queijo da Serra da Canastra é temperado com ervas, empanado com cabelinho de anjo e servido com molho picante de goiabada.

Quiosque do Marelo – Igarapava – Rota Turística Lagos do Rio Grande
Comandado pelo casal catarinense Renato Piedade e Cristiane Gomes, o Quiosque do Marelo, instalado ao lado da Concha Acústica, à beira da represa, tem esse nome por causa do apelido de Renato. O prato queridinho de ambos é o peixe na telha, que foi o escolhido para representar o quiosque nas Rotas Gastronômicas. Trata-se de um filé de tilápia à parmegiana, porém com molho de tomate artesanal, finalizado com leite de coco. É servido em uma travessa de barro em formato de telha e o molho chega à mesa borbulhando, com o queijo bem derretido.

Sapataria da Pizza – Franca – Rota Turística Lagos do Rio Grande
Por estar instalada no endereço onde funcionou a primeira sapataria de Franca – importante cidade produtora de calçados – a Sapataria da Pizza chama a atenção com seu nome inusitado. Por lá, todas as pizzas são feitas da mesma forma que seu avô fazia: com a massa fresca cuidadosamente aberta na panela de ferro, cobrindo o fundo e as bordas para ela fique sequinha e crocante. Entre sabores como Coturno, Anabela, Chuteira e Sandália, a Conga foi o escolhida para participar das Rotas Gastronômicas. É feita com molho de tomate da casa, frango caipira desfiado, requeijão e mussarela fresca da região, além de milho e rodelinhas de quiabo fritas. De terça a sábado, a pizzaria funciona com sistema de rodízio e, aos domingos, com pedidos à la carte.

Geleias e Doces do Cidoca – Santo Antônio da Alegria – Rota Turística Alta Mogiana
Jessica Cristine da Silva Fernandes é a terceira geração a levar adiante a geleia de mocotó, receita da avó, que começou a fazer o doce para comer em casa. Hoje produzem cerca de 350 peças por dia, de 600 a 650 gramas, ou seja, 150 quilos por dia. Há ainda pé de moleque feito com rapadura, doce de leite, goiabada e geleia.
O Sabor de SP também tem apoio de instituições como o Sebrae, a Faesp, Senar, a Aprecesp, a Amitesp, de prefeituras locais, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e do Fundo Social. O programa acontece entre julho de 2023 e março de 2024.

Top