Felipão está de volta ao Palmeiras

Opinião Alexandre Cardilho

28/07/2018  

Nesta semana, a cúpula palmeirense confirmou à contratação de Luiz Felipe Scolari como o novo técnico do time. O contrato é válido até 2020. Na verdade, um nome muito bem conhecido pelos lados do alviverde. Será a terceira passagem de Felipão no Verdão. A primeira, de 1997 a 2000 e a segunda, de 2010 a 2012. Conquistou cinco títulos no clube (Libertadores, em 1999, Copa do Brasil, em 1998 e 2012, Copa Mercosul, em 1998 e Torneio Rio-São Paulo, em 2000), sendo também o segundo técnico que mais vezes comandou o clube, com 409 partidas, ficando atrás apenas do lendário Oswaldo Brandão, com 585 partidas à frente do Palmeiras.

 

O retorno de Scolari é uma incógnita. Ele divide opiniões entre os próprios palmeirenses. Nas duas primeiras passagens, tornou-se quase que unanimidade, mesmo dualizando críticas na campanha de 2012, no qual conquistou a Copa do Brasil, mas responsável pela montagem do elenco que foi rebaixado para à Série B do Brasileirão, no final daquele mesmo ano. Os anos se passaram e Felipão hoje chega com uma função muito mais centralizada, no que diz respeito ao controle do ambiente interno, do que propriamente um técnico capaz de mudar o padrão de jogo, de um dos times com maior investimento em nosso futebol. Obviamente que ele tem experiência de sobra para futuramente, ganhar títulos e acabar de uma vez por todas, com esta “dança dos técnicos” no Palmeiras. Mas é preciso primeiro, controlar diferentes personalidades no elenco.

 

De minha parte, desejo todo sucesso a Felipão. Ele tem identificação com o clube e aos poucos, pode sim, conseguir os objetivos. Muitos falam que ele está ultrapassado. Não penso assim. Ele merece todo respeito e acredito que ele conseguirá controlar o que até agora, os demais treinadores não conseguiram. A tal da vaidade, que sabemos que existe. Boa sorte Felipão!

 

Alexandre Cardillo.


Top