Estudantes exploram o 'Incrível Mundo dos Insetos’

Ribeirão Pires

22/06/2023  

Estudantes de Ribeirão Pires exploram o 'Incrível Mundo dos Insetos’

Equipe de educação ambiental da Prefeitura promove atividade com crianças da rede municipal; ação integra calendário do Junho Verde

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano, realizou nesta quarta-feira (21) atividade de educação ambiental com as crianças do Jardim I e II da Escola Municipal Fiorindo Roncon. A ação ocorreu na própria escola, como parte do cronograma do Junho Verde, mês dedicado à conscientização e preservação do meio ambiente.

A iniciativa faz parte do Programa de Educação Patrimonial, Turística e Ambiental (PEPTA), promovido pela Prefeitura. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer diferentes espécies de insetos, entre eles a barata de Madagascar e o bicho-pau, que foram apresentados de forma lúdica e educativa. O objetivo da atividade foi desmistificar a imagem negativa frequentemente associada aos insetos, destacando sua importância no ecossistema.

A palestra foi ministrada pelo zootecnista João Paulo, do departamento de Gestão Ambiental, e contou com a colaboração dos estagiários Lucas Começanha e Angela Ferreira Sarro. João Paulo ressaltou a importância de compreender e respeitar a diversidade de seres vivos que coexistem no planeta, enfatizando o papel fundamental dos insetos na cadeia alimentar e na polinização das plantas.

“Os insetos sempre foram discriminados e tratados como animais sem importância, e nosso projeto quer acabar com esse preconceito, e nada melhor que mostrar a importância deles para as crianças.”, disse o Zootecnista.

Atividades como essas têm como objetivo despertar a curiosidade e o interesse das crianças em relação ao mundo natural, também confirmando o compromisso com a conscientização e o aprendizado sobre preservação do meio ambiente.


Top