Espetáculo retrata os últimos 55 anos do Brasil

São Caetano do Sul

10/11/2023  

Novo espetáculo teatral da cia. Grite de Teatro/USCS retrata os últimos 55 anos do Brasil

A Cia Grite de Teatro/USCS constrói uma dramaturgia inédita a partir dos principais acontecimentos que marcaram o Brasil e o mundo nos últimos 55 anos em espetáculo inédito que faz temporada no Espaço Cultural Casa de Vidro, em São Caetano do Sul

"DOIS PRA LÁ, DOIS PRA CÁ e Uma pausa de Mil Compassos" é um espetáculo de dramaturgia coletiva que se apossa de longa pesquisa sobre fatos históricos, culturais e políticos para construir um panorama possível dos nossos caminhos como sociedade entre os anos de 1968 e 2023. A estreia acontece no dia 11 de novembro, sábado, e segue em temporada até o dia 19 de novembro. Sempre aos sábados e aos domingos, às 19h, no Espaço Cultural Casa de Vidro, em São Caetano do Sul. O ingresso é 1kg de alimento não perecível. 

Em cena, são 18 quadros que narram de forma sucinta e profunda como as vidas de pessoas comuns foram afetadas pelas mudanças que o tempo impõe. São 18 cenas que formam uma colcha de retalhos de fatos e de vidas; esses recortes alinhavados são partes de um todo maior. Brasileiros de classes sociais variadas, de necessidades e construções sociológicas diversas, são os alvos da investigação teatral para a compreensão das posturas, das ações, dos medos, das inércias e das emoções de cada vida diante da história.

A ação se inicia em maio de 1968, de como as emblemáticas manifestações que tomaram a França interferiram na vida de dois jovens brasileiros. No Brasil, seguimos por investigar o espanto que a tecnologia causa em uma menina de sete anos e seu pé de cambucá; o embrutecimento da ditadura militar; chegamos ao tri campeonato de futebol; a abertura política; o movimento das "diretas já"; a efervescência cultural do início dos anos 80; o horror da AIDS; a primeira eleição para presidente; o avanço da internet; o homem diante da tecnologia; os anos 2000; as expectativas de futuro; a pandemia do novo coronavírus; e, ciclicamente, retornamos aos jovens de maio de 1968, agora com 71 anos de idade. Eles funcionam como um espelho do que somos ou nos tornamos. Trazem na alma nossos medos e todas as nossas contradições.

"DOIS PRA LÁ, DOIS PRA CÁ e uma Pausa de Mil Compassos" não nos traz respostas. Não afirma. Mas, questiona. Provoca reflexões e compreensões possíveis de tantos fatos e momentos, sempre buscando estabelecer perspectivas diversas e um jogo dialético entre a cena e o espectador.

Como diz a personagem, de 2023 para 1968, "Será que eu fui muito egoísta?". Será que fomos? O que fica é um tempo onde precisamos encontrar um novo ritmo para a nossa dança. O famoso ‘dois pra lá, dois pra cá’ já não dá conta dos novos movimentos que o futuro trouxe e que já estão.

SERVIÇO:

"DOIS PRA LÁ, DOIS PRA CÁ e Uma Pausa de Mil Compassos"

Gênero: Uma colcha cênica de pulsão dialética.

Duração: 75 minutos.

Indicação Etária: 12 anos.

Local: Espaço Cultural Casa de Vidro (Avenida Goiás, 1.111, Centro. São Caetano do Sul).

De 11 a 19 de novembro.

Sábados e domingos, às 19h.

Ingressos: 1kg de alimento não perecível

Telefone para informações: 4239-3259 / 4239-3306.

FICHA TÉCNICA:

Dramaturgismo e Direção Geral: Kleber di Lázzare;

Elenco: Ana Catarina, Gleibson Filho, Gustavo Batistão, Ícaro Camargo, Paula Aviles e Vinícius Venâncio;

Pesquisa: Cia Grite de Teatro/USCS;

Textos: Ana Catarina, Gleibson Filho, Gustavo Batistão, Kleber di Lázzare, Olga Defavari, Rodrigo Costa e Vinicius Venâncio;

Iluminação e Cenografia: Kleber di Lázzare;

Figurinos, Adereços e Maquiagem: Cia Grite de Teatro/USCS;

Produção Musical: Gustavo Batistão;

Preparação Vocal: Edu Berton;

Arte Gráfica: Gleibson Filho;

Produção Executiva: Marina Rodrigues;

Direção de Produção: João Noronha;

Produção Geral: Cia Grite de Teatro/USCS;

Realização: USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul e RN Produções Artísticas.

Top