Espaço do Forno é reaberto em São Caetano

São Caetano do Sul

27/06/2023  

Espaço do Forno é reaberto e passa a funcionar de domingo a domingo

Com a exposição Os Velhos Tempos do Comércio em São Caetano a Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul reabre o Espaço do Forno, na Praça do Forno, no Bairro Cerâmica, trazendo imagens e objetos antigos referentes ao tema. A mostra poderá ser visitada a partir do dia 29 de junho (quinta-feira), de domingo a domingo, sempre das 9h às 21h.

A Fundação Pró-Memória apresenta nesta exposição um pequeno esboço do desenvolvimento do comércio local, destacando oito pontos comerciais que marcaram época na cidade e que mostram características do comércio sul-são-caetanense e os hábitos de consumo presentes na cidade, ao longo de diferentes períodos históricos. As imagens são do Centro de Documentação Histórica da instituição.

Nas primeiras décadas do século 20, a atividade comercial já integrava o quadro econômico do então distrito de São Caetano. Mesmo ocupando uma posição secundária diante da produção industrial, o comércio já se impunha, tanto que, em fevereiro de 1938, era fundada a Associação Comercial de São Caetano do Sul (atual Associação Comercial e Industrial de São Caetano do Sul – Aciscs).

Com entrada gratuita a mostra contempla imagens dos centros comerciais de São Caetano, além de expor objetos do acervo do Museu Histórico Municipal que pertenceram aos antigos estabelecimentos da época.

Top