CPTM entrega as obras de acessibilidade em SCS

São Caetano do Sul

22/04/2023  

O secretário de Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve, e o presidente da CPTM, Pedro Moro, entregaram nesta quinta-feira (20/04) as obras de acessibilidade da Estação São Caetano, da Linha 10-Turquesa da CPTM. O local foi revitalizado para facilitar o deslocamento dos passageiros com todos os itens de acessibilidade.

As estações Utinga, Prefeito Saladino e Capuava, da Linha 10-Turquesa, já haviam passado por esse processo de adequação da acessibilidade, dento do projeto da CPTM de oferecer autonomia e mobilidade a todos os passageiros.

Para garantir a total acessibilidade de São Caetano, foram entregues as melhorias nos pisos, iluminação, sonorização e pintura das quatro plataformas da estação, além da passarela metálica que liga todas as plataformas, que possuem quatro elevadores, sistemas de iluminação e sonorização. A CPTM também investiu em novos sanitários acessíveis, na pintura das escadas de acesso ao túnel com instalação de novos corrimãos, e na comunicação visual para pessoas com baixa ou nenhuma visibilidade.

Foram instalados, ainda, novos bloqueios nos acessos, sendo um acessível em cada sentido, e o acesso sul ganhou uma nova rampa de acessibilidade.

“O Estado de São Paulo está em constante evolução no que diz respeito à acessibilidade. A entrega das obras na estação São Caetano reforça o compromisso da CPTM, e dos demais transportes metropolitanos, no que diz respeito a esse requisito tão importante para os passageiros,” afirma o secretário de Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve.

Somando todas as intervenções nas quatro estações, o valor de investimento chega a R$ 92 milhões.

“É com muito orgulho que finalizamos esse grande projeto de acessibilidade. Agora, as quatro estações são preparadas e confortáveis para todos, incluindo as pessoas com algum tipo de mobilidade reduzida”, afirma Pedro Moro.

Ainda na Linha 10-Turquesa, uma nova Estação Rio Grande da Serra será erguida em local escolhido para promover maior mobilidade à população, integrada com o terminal municipal de ônibus, está com o projeto executivo em andamento, que será doado pela empresa MRS Logística e contará com recursos da CPTM para a construção.

Estação Aracaré se tornará acessível

Além da entrega da Estação São Caetano totalmente acessível, o evento desta quinta-feira também marcou a assinatura da Ordem de Serviço que permite o início das obras de adequação de acessibilidade da Estação Aracaré, na Linha 12-Safira.

A estação, localizada no município de Itaquaquecetuba, passará a ter elevadores, uma nova passarela, rotas táteis, um novo saguão de entrada, um bicicletário com 245 vagas, e o piso da plataforma será devidamente regularizado para garantir que, além do nivelamento do piso ao material rodante, ocorra também a diminuição do vão entre o trem e a plataforma.

Top