Conchita de Moraes recebe concerto “Sherazade”

Santo André

20/04/2023  

Teatro Conchita de Moraes recebe concerto “Sherazade” com a Sinfônica de Santo André

Apresentações gratuitas para celebrar os 470 anos da cidade serão realizadas neste fim de semana e terão contação de histórias com Vanessa Castro

O Teatro Conchita de Moraes, que foi reaberto no dia 8 de abril após obras de revitalização, receberá neste fim de semana apresentações da Orquestra Sinfônica de Santo André (Ossa). No sábado (22), às 19h30, e no domingo (23), às 11h, os músicos executarão programa especial com a obra ‘Sherazade e as Mil e Uma Noites’, de Nikolai Rimsky-Korsakov, com a participação da contadora de histórias com Vanessa Castro. 

A regência do concerto é do maestro Abel Rocha e do regente assistente Felipe Gadioli. O concerto tem entrada gratuita e os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência, sendo um tíquete por pessoa. Capacidade: 221 lugares. Indicação: livre. 

A escolha da história de ‘Sherazade’ para o programa especial de aniversário da cidade resgata a tradição da prática comum entre as pessoas desde os primórdios da humanidade de se reunir ao redor do fogo para contar histórias. A suíte sinfônica do compositor russo Korsakov, composta em 1888, foi inspirada na obra ‘As Mil e Uma Noites’, coletânea de histórias e contos populares originárias do Médio Oriente e do sul da Ásia e compiladas em língua árabe a partir do século IX.

No mundo ocidental a obra passou a ser amplamente conhecida após uma tradução para o francês em 1704 transformando-se num clássico da literatura mundial. Os contos estão organizados em uma série de histórias em cadeia narrados por Sherazade, recém esposa do rei Xariar. Esse rei, enlouquecido por ter sido traído por sua primeira esposa, desposa uma noiva diferente todas as noites, mandando matá-las na manhã seguinte. 

A personagem Sherazade consegue escapar desse destino contando histórias maravilhosas sobre diversos temas que cativam a curiosidade do rei. Ao amanhecer, Sherazade interrompe cada conto para continuá-lo na noite seguinte, o que a mantém viva ao longo de mil e uma noites, ao fim das quais o rei se arrepende de seu comportamento e desiste de executá-la.

A obra - A obra de Rimsky-Korsakov combina duas características comuns, seja à música russa, seja à de Rimsky-Korsakov: o colorido da orquestração e um interesse pelo Oriente. A suíte é organizada em quatro partes: I - O mar e o navio de Simbad; II - A história do Príncipe Kalender; III - O jovem príncipe e a jovem princesa e IV - Festa em Bagdá - Naufrágio do barco nas rochas. 

Em sua introdução escuta-se o tema grave do rei Xariar, impiedoso e cruel, interpretado pelos metais e cordas. Essa atmosfera é logo interrompida pelo tema da princesa, interpretado pelo famoso solo agudo de violino, acompanhado pela harpa, que traduzem sua personalidade delicada e imaculada. Logo inicia-se a primeira parte, com o movimento incessante dos violoncelos representando a movimentação das ondas sob o navio de Simbad e os recorrentes pizzicatos como respingos da água. Assim, a suíte se desenrola interpretando a narrativa da obra.

Currículo - Vanessa Castro é contadora de histórias e pesquisadora da narrativa oral e desenvolve vários projetos de incentivo à leitura e multiplicadores de contadores de histórias em cidades da região do Grande ABC e São Paulo. É responsável pelo podcast os4cantosdoscontos, improvisadora, stand-uper e arte-educadora.

Graduada em Letras pelo Centro Universitário Fundação Santo André, fez pós-graduação sobre ‘A Arte de Contar Histórias na Contemporaneidade’ na Casa Tombada – Pólo Facon.

Participou de vários projetos de narração de histórias na rede Sesc, ProArt, Recreio  nas Férias, CCBB, Viradas Culturais, apresentações pelo YouTube na época da pandemia e Festivais Internacionais.

Serviço:

Concertos da Orquestra Sinfônica de Santo André em comemoração aos 470 anos da cidade

Obra ‘Sherazade e as Mil e Uma Noites’, com a participação da contadora de histórias Vanessa Castro.

Dias 22 de abril, 19h30, e 23 de abril, às 11h, no Teatro Conchita de Moraes

Endereço: Praça Rui Barbosa, 12 - Santa Teresinha

Ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência, sendo um tíquete por pessoa. Capacidade: 221 lugares.

Indicação: livre


Top