Campanha Outubro Rosa é lançada na cidade

São Caetano do Sul

02/10/2019  

A união de forças é a marca da campanha Outubro Rosa de 2019 em São Caetano do Sul.  A abertura da campanha de prevenção ao câncer de mama, tradicionalmente realizada com um chá organizado pela Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Caetano, teve um toque inédito este ano: foram convidadas representantes de redes de toda a região metropolitana de São Paulo e de entidades parceiras, como a Associação Brasileira de Mieloma Múltiplo e o Lions Clube.

 

“Juntando forças, o movimento fica mais forte”, disse a primeira-dama Denise Auricchio na abertura do evento. Denise é presidente de honra da Rede Feminina de São Caetano e presidente do Fundo Social de Solidariedade, onde idealizou o projeto Elas por Elas, que já levou informações sobre o câncer a mais de 300 pessoas e promoveu a realização de 109 mamografias.  “Com a Rede Feminina e o Elas por Elas atuamos em conjunto no tratamento e na prevenção”, destacou Denise.

 

Após a fala da primeira-dama, a campanha foi oficialmente aberta com o descerramento do símbolo do Outubro Rosa: um laço ornamentado com flores. “Esse símbolo representa o nosso laço de amizade em favor de nossos pacientes”, disse Vera Lúcia Monari, presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Caetano.

 

COMPROMISSO

Para Vera Lúcia Monari, além da união de forças, o encontro de redes femininas da região também promove a troca de ideias e a solidariedade entre as voluntárias.  “Quem ingressa na Rede Feminina sabe que encontrará um trabalho difícil. Mas as voluntárias apoiam-se mutuamente e têm um grande compromisso”. Ela conta que algumas voluntárias trabalham há décadas. Já ultrapassaram os 90 anos de idade e continuam se dedicando com afinco ao trabalho. “Em São Caetano, somos 110 voluntárias, trabalhando no Hospital Heliópolis há 18 anos e, há um ano e meio, no Centro de Oncologia de São Caetano”, diz Vera Lúcia.

 

CAMINHADA

Assim como a abertura, o encerramento do Outubro Rosa contará com um movimento para agregar esforços e intensificar o combate diário ao câncer realizado pelas entidades: uma caminhada, que já está marcada para o dia 27 de outubro. “Será uma linda caminhada, em que vamos mostrar a força que temos para ajudar o próximo”, disse Denise Auricchio. A saída está marcada para as 9h, a partir do Espaço Verde Chico Mendes e finalizando no Parque Espaço Cerâmica Tom Jobim.

Top