Camisas Negras ganham homenagem do Vasco da Gama

Futebol

12/08/2023  

O Club de Regatas Vasco da Gama celebrou, neste sábado (12/08), o centenário da conquista dos inesquecíveis Camisas Negras, time campeão Carioca de 1923 que, além de vencer a disputa, fez história com um time formado por atletas negros e pobres, que tiveram a coragem de romper as barreiras do racismo no futebol . Para marcar a data, a Diretoria Administrativa do Vasco descerrou uma placa comemorativa ao feito, com os nomes  de jogadores e do técnico. Uma forma de eternizar esta que foi uma luta de atletas contra o preconceito. 

Estiveram presentes ao evento os membros do Conselho de Vasco e o presidente do clube, Jorge Salgado. Pela SAF do Vasco, o CEO Lucio Barbosa também participou da homenagem. Familiares dos atletas de 1923 também estiveram no evento.

Os Camisas Negras - assim conhecidos pelas camisas na cor preta que vestiam -  começaram sua trajetória um pouco antes, em 1919, com o Vasco trazendo jogadores de áreas periféricas do Rio de Janeiro para o clube, independentemente da condição social e raça. Isso fez com que o torcedor se identificasse com os jogadores e o clube, e ajudou a popularizar o futebol.

"Esta é uma data importante para o futebol brasileiro. Os Camisas Negras traduzem a luta histórica do combate ao racismo no futebol. Uma luta que travamos diariamente, que atravessa décadas. Seguimos no combate veemente ao racismo. Nossa bandeira na CBF é que este crime seja banido definitivamente do futebol no Brasil e no mundo. Parabenizo o Vasco da Gama pela iniciativa de eternizar uma conquista tão importante, mostrando que o futebol não tem raça, nem cor. O futebol é para todos", destacou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues

Top