Brasileiros moram no Catar e se reúnem em festa

Copa do Mundo FIFA Catar 2022

30/11/2022  

Aviadores brasileiros moram no Catar e se reúnem para matar a saudade do Brasil

Milhares de quilômetros de seu país de origem, pilotos, instrutores e comissários veem no Catar um país próspero e excelente para viver.

E não é que conheci um grupo de brasileiros no Catar. Moradores há no mínimo nove anos neste país que tem tendência para oportunidades.

Edmar Filho, paraense com residência em Bragança Paulista, piloto da Qatar Airwais vive em Doha há quatorze anos e não se imagina longe daqui. "Este é um país absolutamente seguro e que me oferece toda a estrutura necessária para uma vida tranquila com minha família", declarou.

Oriundo de pai ligado a aviação, voar estava no seu sangue e trabalha como piloto há trinta e cinco anos. No Pará foi atleta de natação e representava a equipe do Tuna Luso, com muitas medalhas expostas na sala da sua casa onde fez questão de mostrar com muito orgulho assim que cheguei.

Assim como acontece pelo mundo a fora, os brasileiros acabam criando núcleos de encontro para comerem aquela refeição típica, ouvir música, se divertirem ou simplesmente conversarem ouvindo sua língua pátria.

Assim é a bonita casa do piloto Edmar, repleta de brasileiros de toda parte do país. Tinha gente do Rio Grande do Sul, São Paulo, Pernambuco e Pará é claro.

Todos companheiros de aviação, mas acima de tudo uma nova família que se cria com a distância do Brasil onde filhos e esposas se tornam uma coisa só.

Evidente que estão animados com o Mundial no país, porém me contaram de o Catar é bem diferente daquilo que muitos estão dizendo. "Trata-se de um país onde tudo funciona e não tem essa quantidade de restrições que muitos comentam. Eu nunca sofri nenhum tipo de desrespeito aqui e nem constrangimento ", disse Wal, esposa do anfitrião.

Conheci também o gaúcho Carlos, piloto e vizinho de condomínio. Ao lado da esposa e há nove anos em Doha ele também entende que o país é um local perfeito para se chamar de casa. "A profissão nos leva para vários locais diferentes, mas aqui temos total tranquilidade para vivermos tranquilos", finalizou.

Segundo dados oficias, pouco mais de oitocentos brasileiros vivem no Catar atualmente e esse número tem crescido muito por conta da necessidade de mão de obra nas mais diversas profissões.

Se todos forem iguais a estes que conheci, com certeza nosso país estará muito bem representado.

E segue o jogo !!!


TEXTO: LUCIANO LUIZ


Top