Brasil x Paraguai – Sai zica, estamos nas semis

Luciano Luiz na Copa América

27/06/2019  

Brasil x Paraguai – Sai zica, estamos nas semis

Crônica do jogo por Luciano Luiz

Hoje é vencer ou vencer, o erro pode ser fatal. O equivoco pode significar a eliminação de mais uma competição para a seleção brasileira. Sim, somos favoritos mas temos que transformar a vantagem nas bolsas de apostas em gols dentro de campo.

E que campo hein, muito foi feito por parte daqueles que são responsáveis pelo gramado mas é nítido que ainda não tem as condições que tantos pediram e muitos outros se comprometeram em entregar.

Mas agora tem que vencer, na terra, na raça, na vontade e na superação.

Equipes em campo, de um lado o Brasil de tantos sonhos e tantas dúvidas e do outro lado o Paraguai que pouco assusta até o momento em que abrimos as recentes passagens da Copa América e nos deparamos com as últimas eliminações da seleção canarinho.

Hoje não, hoje não...

Para confirmação da pífia organização e divulgação do evento, mas uma vez o estádio apresenta muitos espaços vazios nas arquibancadas, mesmo o Brasil vindo de uma boa vitória diante do Peru no último jogo da primeira fase.

E com Allan de novidade, vamos para o jogo...hoje sim, hoje sim...

Um minuto de silêncio é feito em homenagem ao jovem Thalles, jogador revelado no Vasco da Gama que estava na Ponte Preta e faleceu neste último final de semana após um acidente de moto. Enfim um ato nobre da organização.

Rola a bola na Arena do Grêmio.

O Brasil começa o jogo pressionando os paraguaios e assim como pede o Tite, “Chuta na casinha”.

O torcedor faz sua parte e tenta manter o clima quente no estádio com os tradicionais gritos da massa, “Mil gols, mil gols...” e “58 foi Pelé, 62 foi o Mané...”.

Por conta do Mercosul e a grande quantidade de jogadores que atuam no Brasil os torcedores se identificam com mais atletas adversários. Tem o Gustavo Gomes do Palmeiras, Derlis González do Santos, Gatito do Botafogo e Balbuena que até outro dia era do Corinthians.

Assim como esperávamos o jogo tem um Brasil com mais qualidade técnica e controle da partida, enquanto do outro lado assistimos um Paraguai que marca muito bem e esporadicamente busca lances agudos de contra ataque. Talvez o que nos surpreenda nos primeiros quinze minutos seja a postura adiantada de marcação dos paraguaios que buscam a retomada da bola.

Passamos dos vinte minutos e o jogo segue com a mesma tônica, muita marcação de um lado e pouca inspiração do outro.

Aos poucos o Paraguai começa a se soltar e neste momento, aos trinta minutos da primeira etapa eles ocupam mais a área brasileira a ponto de fazer o goleiro Alisson a operar uma grande defesa.

Nas tribunas da Arena do Grêmio, Neymar e seu parça Gabriel Medina, campeão mundial de surf assistem o jogo ao lado do presidente da CBF, Rogério Caboclo.

Em campo os paraguaios começam a mostrar cansaço na marcação e após chegadas atrasadas o time com pouco mais de trinta e cinco minutos já estão com três cartões amarelos. Quem sabe com jogadores expulsos  os espaços apareçam?

E o primeiro tempo caminha para o final com uma seleção nervosa e pouco inspirada. Muitos erros de passe e pouca produtividade do meio campo para frente.

Fim de jogo...Vaias em porto Alegre.

Povo cruel ou torcedores que gostam de um futebol bem jogado?

Fico com a segunda opção.

Brasileiros saem rapidamente e de forma separada, enquanto os paraguaios se reúnem no centro do gramado e juntos marcham para o vestiário.

Aff....acho que o time voltou ao normal após a maiúscula vitória diante do Peru.

Hora do recreio.

As equipes voltam para a segunda etapa e Tite promove sua primeira troca. Sai Filipe Luís que recebeu cartão amarelo no primeiro tempo e entra Alex Sandro.

No primeiro lance do jogo Firmino faz falta dura e leva cartão amarelo.

Impressionante como vemos os tufos de gramado soltos pelo campo mas por ter sido cortado bem baixinho a bola rola tranquilamente. Segue 0x0....Hoje sim, hoje sim...!!!

Brasil vai para cima e começa a chegar com perigo na meta do goleiro Gatito.

É pênalti para o Brasil...opa, será que teremos VAR?

Instantes de apreensão e lá vai o chileno para a revisão na beira do gramado.

Hoje sim...hoje sim...hoje não. Falta fora da área.

Para não falar que foi tudo ruim para o Brasil o árbitro mostra o cartão vermelho para o zagueiro Balbuena.

Agora é a hora do gol. Daniel Alves vai para a bola, expectativa em Porto Alegre.

Gatito cai no canto e faz bela defesa.

Quase vinte minutos do segundo tempo, mas só o lance da falta parou mais de cinco minutos. Pressão total e agora virou ataque contra defesa.

Um lance atrás do outro e Gatito começa a se destacar na meta paraguaia.

Passamos de vinte e cinco minutos e o Tite faz sua segunda mudança. Sai Allan e entra Willian. Um pouco mais de movimentação no campo de ataque, além da qualidade que ele tem nos chutes de média distância. Oh sofrimento !!!

Trinta do segundo tempo e Roberto Firmino e Gabriel Jesus não estão em seus melhores dias. Enquanto isso Everton Cebolinha vai carimbando seu passaporte para o futebol europeu. É o jogador mais perigoso e sóbrio no ataque brasileiro.

E o goleiro do Botafogo segue sendo o cara no Paraguai. Hoje sim, hoje sim...

O Brasil não esta jogando o fino da bola mas hoje tem até buscado alternativas interessantes com inversões e chegadas pelas laterais mas o que temos que destacar é a disciplina tática dos paraguaios. Deram até algumas pancadas no primeiro tempo mas neste momento com uma seleção extremamente limitada e cansada, eles marcam com muita qualidade e frieza.

Tite saca Daniel Alves para a entrada de Lucas Paquetá, estreia dele na competição e última troca para o Brasil.

Opa, temos VAR em Porto Alegre novamente.

Cartão amarelo para Arthur e falta para o Paraguai no campo de ataque.

Passamos dos quarenta minutos do segundo tempo. Aguentem aí cardíacos de plantão.

Realmente é para matar um do coração. Primeiro Gatito faz um milagre e na sequência Willian tira do goleiro e a bola caprichosamente vai na trave. Meu Deus !!!

Sobe a placa do quarto árbitro e ele anuncia mais sete minutos. Muito pouco pois só na parada do VAR ficamos quase cinco minutos sem jogo.

O Paraguai rouba a bola e quase mata o jogo. Bola desviada pela linha de fundo e escanteio para eles. Que sofrimento, aff !!!

Final de jogo...............os pontos foi para respirar. Os últimos três minutos foi de uma pressão absurda e a bola não quis entrar. Vamos para os pênaltis.

Que hoje seja o dia de exorcizarmos os fantasmas de 2011 e 2015.

Hoje sim, hoje sim.....

Vamos as cobranças, que hoje a história seja diferente.

Gustavo Gomes vai para a bola Alisson pega...Brasil !!!

Willian vai para a bola e desloca Gatito, gol do Brasil !!!

Almiron vai para o segundo do Paraguai e marca.

Marquinhos vai para a cobrança e marca. Gatito encosta na bola mas ela morre no fundo do gol.

Bruno Valdez vai para a bola e gol do Paraguai. Uma bomba.

Agora vem Coutinho para o Brasil. Chute no canto direito, Gatito foi na bola mas é gol do Brasil.

Rojas vai para a cobrança e é gol do Paraguai. Chute forte e no alto.

Firmino vem para a quarta cobrança do Brasil. Deslocou Gatito e a bola vai para fora.

Meu Deus....

Vem Derlis Gonzales para a última cobrança do Paraguai e chuta para fora.

Agora vem Gabriel Jesus para a cobrança. Se fizer o Brasil esta nas semi finais...

Hoje sim, hoje sim...HOJE SIMMMMMMMMMMMMM.

Gol do Brasil...estamos nas semi finais da Copa América 2019.

Foi sofrido, foi emocionante mas acabou do jeito que todos nós queríamos. Segue a seleção brasileira e o Paraguai esta fora.

Agora é acertar alguns detalhes e transformar essa segurança de finalmente ter passado pelo Paraguai para ganhar confiança e seguir forte na competição.

Que venha Argentina ou Venezuela, prefiro os Hermanos mas independente do que acontecer amanhã, já estamos lá.

Anotem na agenda, terça feira as 21:30 no Mineirão.

 

Luciano Luiz


Top