Brasil x Costa Rica - Crônica

Luciano Luiz conta a história do jogo

22/06/2018  

Brasil e Costa Rica - Informação e Opinião com Luciano Luiz

- Torcida brasileira é a maioria em Sáo Petersburgo.

- Aquele bom e velho grito dos  "Mil Gols, mil gols" ecoa em todo estádio.

- Seleção joga de azul, segundo uniforme.

- Com menos de tres minutos Coutinho chuta da entrada da área e arranca o primeiro suspiro da arquibancada. Bola fora.

- Aos seis minutos a torcida da Costa Rica até ensaiou se manifestar mas logo foi abafada pela brasileira que está me maioria.

- Com doze do primeiro tempo o primeiro grande momento de perigo e não foi para o Brasil. Depois de bela jogada pela direita a Costa Rica quase abre o placar.

- Vinte minutos de jogo e o Brasil joga melhor, tem até mais volume de jogo mas abre muito espaço para contra ataques da Costa Rica, principalmente pelo setor esquerdo da defesa.

- O torcedor nas arquibancadas como já é normal em Copas do Mundo, principalmente se tratando de seleção brasileira só assiste o jogo em quase completo silêncio.

- Aos vinte e cinco minutos o primeiro grito....mas como estamos em junho...É mentira !  Não valeu o gol do Gabriel Jesus. Ele recebeu na entrada da pequena área e fuzilou o goleiro Keylor Navas, mas imediatamente o assistente holandes marcou a posição irregular do jogador. Impedimento e segue o jogo.

- O lance  deu uma acordada na galera e conseguimos ouvir trinta segundos de "Mil gols, mil gols..". logo silenciado novamente pela massa.

- Com trinta e três minutos do primeiro tempo Willian arrisca de perna esquerda na  entrada da área e joga longe do gol. Primeiras vaias surgem de forma discreta nas arquibancadas.

- Com quase quarenta e um minutos do primeiro tempo uma jogada protagonizada pelos atletas do Real Madrid. Marcelo parte na diagonal e chuta no canto de perna direita, o goleiro e seu comprovante de clube faz tranquila defesa.

- Aos quarenta e cinco minutos do primeiro tempo após mais uma cavada sem sucesso do jogador Neymar o árbitro o adverte verbalmente e imediatamente a torcida da Costa Rica o presenteia com uma grande vaia.

- Quarenta e seis minutos, fim de primeira etapa. Seleção pouco ispirada e aceitando a forte marcação dos costariquenhos. 

- Durante o intervalo demos aquela caminhada no meio da galera para sentir o povão. Ouvi muitos pedindo Firmino na seleção. Aff, que fase.

- Começa a segunda etapa e Tite troca  Willian por Douglas Costa. 

- Com menos de cinco minutos de segundo tempo a seleção já jogou uma bola na trave e chegou em dois escanteios. Até quando a Costa Rica vai aguentar?

- Aos poucos a Costa Rica vai anulando o ímpeto do Brasil e tentando segurar o máximo de tempo a cada jogada, afinal de contas o empate para eles é um título.

- Após roubada de bola pela direita, Paulinho cruza para Neymar que chuta sozinho. Navas faz grande defesa.

- Brasil começa a pressionar mais e Coutinho quase marca se não fosse outra boa intervenção do goleiro Keylor Navas.

- Neymar faz falta no ataque e torcida pega no pé do juiz que como um bom holândes não deve ter entendido nada.

- Após quase vinte e cinco minutos de segundo tempo e pouca inspiração do Brasil, Tite troca Paulinho por Roberto Firmino.

- A torcida segue quieta mas agora um pouco mais impaciente e já podemos ouvir vaias isoladas e cobranças aos atacantes da seleção.

- Com o passar do tempo o nervosismo dentro campo esta aumentando e o Brasil começa a errar muitos passes curtos.

- Após um vacilo da defesa costariquenha Neymar domina de frente para o gol mas ao invés de caminhar mais em direção ao gol ele chuta de longe e joga a bola para fora.

- Placar eletrônico anuncia o público em São Petersburgo, 64.468 torcedores. Em alguns setores das cadeiras e dos camarotes podemos ver locais desocupados.

- Aos trinta e dois minutos do segundo tempo em contra ataque rápido, Neymar é derrubado na área e o juiz marca o penalti, Instantes depois com a ajuda do VAR o árbitro anula a marcação. Segue o jogo, foi só mais uma cavada.

- Aos trinta e cinco minutos após o árbitro paralisar a partida para atendimento de um jogador da Costa Rica, Neymar atira a bola com raiva no gramado e toma cartão amarelo. Coutinho também mostra imaturidade e chega reclamando. resultado, mais um amarelo para o Brasil.

- Torcida fica impaciente e o jogo segue fraco tecnicamente com a seleção caindo na catimba da Costa Rica que vai segurando como pode.

- Jogadores da Costa Rica caem ao chão a cada minuto tentando atrasar o jogo. Cabe ao árbitro avaliar o que é anti jogo e compensar nos acréscimos.

- Na tribuna  até jornalistas se desesperam com a cera dos costariquenhos. É amigos, a falta de equilíbrio emocional não é uma exclusividade dos  comandados do técnico Tite.

- Árbitro assinala mais seis minutos de acréscimo. Vamos a 51. Boa ideia.

- E foi, após cruzamento na área, Coutinho aparece na pequena área para fazer de bico o gol do Brasil. Ufa !!!

- Imediatamente o técnico Tite tira Gabriel Jesus para colocar Fernandinho em seu lugar.

- Torcedores agora mais aliviados gritam "Olé" em São Petersburgo.

- No último lance da partida após um erro no lançamento da Costa Rica Paulinho pega a bola e encontra Douglas Costa pela direita, consciente ele toca para Neymar que sem goleiro faz o segundo do Brasil. Na comemoração o jogador se ajoelha e chora no gramado.

- Final de jogo.

- Brasil 2x0 Costa Rica e a Copa que muitos pintavam ser a de Neymar vai sendo a de Philippe Coutinho, novamente sendo eleito o melhor em campo. Que bom !!!

- Um jogo onde o adversário tentou segurar o tempo inteiro e o time se mostrou muito nervoso para furar uma zaga que esta longe de ser uma referência defensiva. Os gols sairam já nos acréscimos após vacilos da Costa Rica e fica para nós além da alegria da vitória a preocupação em nos encontrarmos com equipes que ofereçam mais resistência e qualidade.

- A segunda já foi...só faltam cinco !!!

Top